Percepção das participantes de um grupo de gestantes acerca da assistência ao pré-natal na atenção básica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i1.10428

Keywords:

Gravidez; Educação Pré-Natal; Saúde da Família.

Abstract

Objetivo: Avaliar a percepção das participantes do grupo de pré-natal quanto a importância de ações educativas de promoção da saúde e práticas de humanização na APS, associando-os aos aspectos sociodemográficos e antecedentes obstétricos. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado na Unidade Básica de Saúde Aderban Martins, em Patos-PB, avaliando a percepção de 10 gestante sobre a experiência em um grupo de gestantes, durante o mês de março de 2024. Resultados: A faixa etária variou de 20 a 43 anos, com predominância das mais jovens, casadas ou em união estável, com nível de escolaridade maior entre o ensino fundamental e médio e renda familiar entre 1 e 2 salários-mínimos, a maioria eram multíparas, com antecedentes de partos cesáreas e não realizaram planejamento familiar. A percepção das gestantes participantes acerca da assistência ao pré-natal foi predominantemente positiva, melhorando a vivência da gravidez, proporcionando espaço qualificado para assistência integral e humanizada. Conclusão: O grupo de gestantes teve um impacto na adesão às condutas e às orientações fornecidas pelos profissionais, na assiduidade às consultas de pré-natal e maior satisfação com o serviço de saúde prestado.

References

ARRUDA, D. E. G.; SOUSA, M. N. A. Período gravídico e Covid-19: efeitos da pandemia no processo de gestar no sertão da Paraíba. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, v. 21, n. 2, p. 193-202, 2022.

BARBOSA, L. C. et al. Barreiras e facilitadores da implementação do Pré-Natal em Grupo: Um protocolo de scoping review. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 22, n. Suppl 1, 21 ago. 2023.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Pré-natal e puerpério: atenção qualificada e humanizada. Brasília, 2006. 162p.

CHINI, L. T. et al. Planejamento e operacionalização de atividade de educação em saúde com gestantes na Atenção Primária à Saúde. Brazilian Journal of Health Review, v. 6, n. 4, p. 14552-14567, 2023.

CONCEIÇÃO, D. S. et al. A educação em saúde como instrumento de mudança social. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 59412-59416, 2020.

DA SILVA, D. R. et al. Abordagem multiprofissional para um grupo de gestantes da atenção primária à saúde: abordagem multiprofissional para um grupo de gestantes da atenção primária à saúde. Revista da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, v. 1, n. 2, 2023.

FITTIPALDI, A. L. de M. et al. Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 25, p. e200806, 2021.

HEIM, M. A. et al. Perspective of pregnant women regarding antenatal preparation: A qualitative study. Women and Birth, v. 32, n. 6, p. 558–563, dez. 2019.

LIVRAMENTO, D. DO V. P. DO et al. Percepções de gestantes sobre a assistência pré-natal na atenção primária à saúde. Revista gaúcha de enfermagem, v. 40, p. e20180211, 6 jun. 2019.

LIMA, M. M. et al. Grupo de gestantes e casais grávidos: fortalecendo a humanização do parto e nascimento. Research, Society and Development, v. 10, n. 13, p. e487101321288-e487101321288, 19 out. 2021.

MARQUES, B. L. et al. Orientações às gestantes no pré-natal: a importância do cuidado compartilhado na atenção primária em saúde. Escola Anna Nery, v. 25, n. 1, 2021.

RICCHI, A. et al. Study of childbirth education classes and evaluation of their effectiveness. La Clinica Terapeutica, v. 170, n. 1, p. e78–e86, fev. 2020.

SANGIONI, L. A. et al. Psicologia e o grupo operativo na Atenção Básica em Saúde. Revista da SPAGESP, v. 21, n. 2, p. 23-40, 2020.

SANTOS, R.J. et al. Fatores que contribuem para a gravidez não planejada em usuárias do programa de planejamento familiar. Saúde.com, v. 16, n. 4, 1 abr. 2021.

SENA, W.E.M. et al. Qualidade do serviço de pré-natal de alto risco em uma unidade especializada, sob a perspectiva das gestantes. RGS, v. 25, n. 2, p. 368-376, 2023.

SILVA, C. R. et al. O uso da análise de conteúdo como uma ferramenta para a pesquisa qualitativa: descrição e aplicação do método. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 7, n. 1, p. 70-81, 2005.

VIELLAS, E.F. et al. Prenatal care in Brazil. Cad Saúde Pública, v. 30, supl 1, p. 85-100, 2014. Doi: https://doi.org/10.1590/0102-311X00126013.

Published

2024-03-26

How to Cite

Oliveira, M. A. de, & Sousa, M. N. A. de. (2024). Percepção das participantes de um grupo de gestantes acerca da assistência ao pré-natal na atenção básica . Revista Brasileira De Filosofia E História, 13(1), 2557–2570. https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i1.10428

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2 3 4 > >>