Oficina de libras como l2 para alunos ouvintes: uma iniciativa do núcleo de apoio à inclusão da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Avançado de Governador Valadares

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11219

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo apresentar e analisar a importância da aprendizagem de LIBRAS como segunda língua para os alunos ouvintes, do curso de medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, campus avançado de Governador Valadares - GV, Minas Gerais.  Com foco no atendimento médico-hospitalar à comunidade surda, fazendo parte da comunicação interpessoal cotidiana no exercício da profissão de medicina. A metodologia adotada foi o estudo bibliográfico da literatura de LIBRAS como segunda língua no uso das profissões para alunos ouvintes, questionário aplicado aos alunos em relação ao conhecimento e aplicação da LIBRAS e oficinas para quatro turmas de estudantes de medicina. A didática utilizada foi a encenação do dia a dia do surdo e seus desafios na linguagem e atendimento em consultórios médicos, postos de saúde e hospitais. Observou-se que, durante as oficinas com o desenvolvimento do trabalho, a tomada de consciência sobre a relevância da aprendizagem de LIBRAS para promover a inclusão social da comunidade surda e tornar a comunicação dos profissionais de saúde mais eficiente com este público alvo.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n° 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2014.

CARDOSO, G. Y. R., & Bachur, T. P. R. (2021). O atendimento médico de pessoas surdas e seus desafios. Revista Brasileira De Educação e Saúde, v. 11, n. 2, 232–243. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/9017

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2010: características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/94/cd_

_religiao_deficiencia.pdf. Acesso em: 08 de mai. 2024.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo: Atlas. 2008.

LAGNI Berlatto A, BOHRER Andrigo B, de Freitas Bicca L, Geraldo de Campos V, Alérico ME. Atendimento médico-acadêmico ambulatorial à população surda: Relato de Experiência. Santé [Internet]. 6º de novembro de 2022. Disponível em: https://periodicos.unidep.edu.br/sante/article/view/131. Acesso em: 12 mai. 2024.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MINAYO Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 9ª edição revista e aprimorada. São Paulo: Hucitec; 2006.

Published

2025-02-12

How to Cite

Silva, M. S. da, Tomaz, D. N. R., & Medeiros, J. A. (2025). Oficina de libras como l2 para alunos ouvintes: uma iniciativa do núcleo de apoio à inclusão da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Avançado de Governador Valadares. Revista Brasileira De Filosofia E História, 14(1), 208–212. https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11219