Oficina de libras como l2 para alunos ouvintes: uma iniciativa do núcleo de apoio à inclusão da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Avançado de Governador Valadares
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11219Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar e analisar a importância da aprendizagem de LIBRAS como segunda língua para os alunos ouvintes, do curso de medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, campus avançado de Governador Valadares - GV, Minas Gerais. Com foco no atendimento médico-hospitalar à comunidade surda, fazendo parte da comunicação interpessoal cotidiana no exercício da profissão de medicina. A metodologia adotada foi o estudo bibliográfico da literatura de LIBRAS como segunda língua no uso das profissões para alunos ouvintes, questionário aplicado aos alunos em relação ao conhecimento e aplicação da LIBRAS e oficinas para quatro turmas de estudantes de medicina. A didática utilizada foi a encenação do dia a dia do surdo e seus desafios na linguagem e atendimento em consultórios médicos, postos de saúde e hospitais. Observou-se que, durante as oficinas com o desenvolvimento do trabalho, a tomada de consciência sobre a relevância da aprendizagem de LIBRAS para promover a inclusão social da comunidade surda e tornar a comunicação dos profissionais de saúde mais eficiente com este público alvo.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n° 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2014.
CARDOSO, G. Y. R., & Bachur, T. P. R. (2021). O atendimento médico de pessoas surdas e seus desafios. Revista Brasileira De Educação e Saúde, v. 11, n. 2, 232–243. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/9017
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2010: características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/94/cd_
_religiao_deficiencia.pdf. Acesso em: 08 de mai. 2024.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo: Atlas. 2008.
LAGNI Berlatto A, BOHRER Andrigo B, de Freitas Bicca L, Geraldo de Campos V, Alérico ME. Atendimento médico-acadêmico ambulatorial à população surda: Relato de Experiência. Santé [Internet]. 6º de novembro de 2022. Disponível em: https://periodicos.unidep.edu.br/sante/article/view/131. Acesso em: 12 mai. 2024.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MINAYO Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 9ª edição revista e aprimorada. São Paulo: Hucitec; 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Magali Soares da Silva, Daniela Nayara Ribeiro Tomaz, Jussara Andrade Medeiros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.