Os desafios do ensino superior durante a pandemia da Covid-19

Authors

  • Ana Angélica Bezerra Cavalcanti Universidad del Museo Social Argentino
  • Juliana Gonçalves Bezerra Universidade Federal de Campina Grande
  • Hyago Pires Nogueira Universidade Federal de Campina Grande
  • Ingrid Quirino Ribeiro Universidade Federal de Campina Grande
  • Hugo Sarmento Gadelha Universidad del Museo Social Argentino
  • Elaine Cristina Diniz da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Vitória Maria Alexandrino Universidade Federal de Campina Grande
  • Emily de Oliveira Silva Universidade Federal de Campina Grande

Abstract

O presente estudo vislumbra analisar o Ensino Superior a Distância, tendo como parâmetro o cenário pandêmico. Nessa perspectiva, este artigo, através da pesquisa descritiva, método dedutivo, coleta de dados documental e bibliográfica, procedeu-se de modo a realizar uma análise crítica acerca do ensino remoto superior embutido no cenário pandêmico em âmbito nacional, bem como o transcorrer das inovações tecnologias e das redes de comunicação. Não obstante, elucidou também as principais vantagens ofertadas pela forma de ensino a distância. Por fim, diante da problemática exposta, buscou-se, embasado nos princípios de equidade, economicidade e razoabilidade, elucidar a necessidade do Estado, pautado na defesa dos direitos humanos e no respeito ao bem-estar dos universitários, buscar uma educação estada no hodierno processo de comunicação educacional e a conjuntura de ensino e de aprendizagem propiciada pela realidade forçosa da pandemia da COVID-19, visto os incômodos substanciais causados ao Estado Democrático de Direito pela não observância dessas garantias.

Published

2022-02-18

How to Cite

Cavalcanti, A. A. B. ., Bezerra, J. G. ., Nogueira, H. P. ., Ribeiro, I. Q. ., Gadelha, H. S. ., Silva, E. C. D. da ., Alexandrino, V. M. ., & Silva, E. de O. . (2022). Os desafios do ensino superior durante a pandemia da Covid-19. Revista Brasileira De Filosofia E História, 11(1), 126–138. Retrieved from https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/9293

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2