A importância da Lei n° 9.795/99 na promoção da educação ambiental como instrumento para a cidadania

Authors

  • Kilma Maísa de Lima Gondim Universidad del Museo Social Argentino

Abstract

A Lei n° 9.795/99, também conhecida como Lei da Educação Ambiental, estabelece as diretrizes e bases para a promoção da educação ambiental no Brasil. Essa legislação é de extrema importância para a construção de uma sociedade mais consciente e engajada com a preservação do meio ambiente, visto que a educação é um fator fundamental para a formação de uma consciência crítica e responsável em relação à questão ambiental. Neste contexto, esta pesquisa apresenta a relevância da legislação brasileira que estabeleceu a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e a importância da educação ambiental como ferramenta para a conscientização e participação da sociedade na conservação e preservação do meio ambiente. O texto apresenta a evolução histórica da legislação ambiental no Brasil e destaca a necessidade de políticas públicas que promovam a educação ambiental em todos os níveis de ensino, desde a educação infantil até a formação de profissionais especializados. São apresentados os princípios e objetivos da PNEA, bem como a sua estrutura de implementação, que envolve a participação de diversos setores da sociedade. O artigo também aborda a importância da educação ambiental na formação de cidadãos conscientes e atuantes na defesa do meio ambiente, destacando a relevância da educação ambiental como uma ferramenta para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Por fim, o manuscrito destaca a importância da aplicação efetiva da Lei 9.795/99 e da promoção da educação ambiental em todos os setores da sociedade, como forma de garantir a conservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações.

References

ALMEIDA, Célia Andreza Alves; MONTEIRO, Vera Lúcia Jesus. Educação Ambiental Inclusiva: O Desafio Da Formação Docente. Congresso Internacional de Educação e Inclusão, v.3, n.1, p.1-10, 2014.

ARNALDO, Maria Aparecida; SANTANA, Luiz Carlos. Políticas públicas de educação ambiental e processos de mediação em escolas de Ensino Fundamental. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, p. 599-619, 2018.

BORTOLON, Brenda; MENDES, Marisa Schmitt Siqueira. A importância da educação ambiental para o alcance da sustentabilidade. Revista Eletrônica de Iniciação Científica. Itajaí, Centro de Ciências Sociais e Jurídicas da UNIVALI, v. 5, n. 1, p. 118-136, 2014.

BRASIL. Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9795.htm. Acesso em: 14 mar. 2023.

CARVALHO, Isabel Cristina Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. Cortez Editora, 2017.

CORRÊA, Mônica Marella; ASHLEY, Patricia Almeida. Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: reflexões para ensino de graduação. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Rio Grande, v. 35, n. 1, p. 92-111, 2018.

GRZEBIELUKA, Douglas; KUBIAK, Izete; SCHILLER, Adriane Monteiro. Educação Ambiental: A importância deste debate na Educação Infantil. Revista Monografias Ambientais, p. 3881-3906, 2014.

GUIMARÃES, Mauro. Dimensão ambiental na educação (A). Papirus Editora, 2020.

HASHIMOTO, Cristina Toyoko; MORALES, Angélica Góis. Análise da educação ambiental nos órgãos públicos ambientais dos municípios de Adamantina e Dracena-SP. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 10, n. 6, 2014.

LIMA, Gustavo Ferreira Costa. Educação ambiental no Brasil: Formação, identidades e desafios. Papirus Editora, 2015.

LOPES, Jorge Antônio; COSTA, Elisson Pereira. Ética e educação ambiental. Revista Brasileira de Direito Constitucional, v. 21, n. 1, p. 205-216, 2013.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; SAISSE, Maryane Vieira; CUNHA, Cláudia Conceição. Histórico da educação ambiental no âmbito federal da gestão ambiental pública: um panorama da divisão do IBAMA à sua reconstrução no ICMBio. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 28, 2013.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; SAISSE, Maryane. Educação ambiental na gestão ambiental pública brasileira: uma análise da SEMA ao ICMBio. Revista de Educação Pública, v. 23, n. 52, p. 105-129, 2014.

MIRANDA, Fátima Helena Fonseca et al. Abordagem interdisciplinar em educação ambiental. Revista práxis, v. 2, n. 4, 2010.

NOVICKI, Victor; SOUZA, Donaldo Bello de. Políticas públicas de educação ambiental e a atuação dos conselhos de meio ambiente no Brasil: perspectivas e desafios. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, v. 18, p. 711-736, 2010.

PICCOLI, Andrezza de Souza et al. A Educação Ambiental como estratégia de mobilização social para o enfrentamento da escassez de água. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, p. 797-808, 2016.

PIMENTA, Pedro Pereira. Função ambiental da propriedade: um olhar a partir do art. 225, da Constituição Federal de 1988. Revista do Instituto do Direito Brasileiro, v. 3, n. 8, 2014.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. Brasiliense, 2017.

RODRIGUES, Jéssica Nascimento; GUIMARÃES, Mauro. Políticas públicas e educação ambiental na contemporaneidade: uma análise crítica sobre a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Ambiente & Educação, v. 15, n. 2, p. 13-30, 2010.

ROOS, Alana; BECKER, Elsbeth Leia Spod. Educação ambiental e sustentabilidade. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, p. 857-866, 2012.

SAUVÉ, Lucie. Viver juntos em nossa Terra: Desafios contemporâneos da educação ambiental. Contrapontos, v. 16, n. 2, p. 288-299, 2016.

TOALDO, Adriane Medianeira; MEYNE, Lucas Saccol. A educação ambiental como instrumento para a concretização do desenvolvimento sustentável. Revista eletrônica do curso de Direito da UFSM, v. 8, p. 661-673, 2013.

TREIN, Eunice Schilling. A educação ambiental crítica: crítica de quê? Revista Trabalho Necessário, v. 20, n. 43, 2022.

Published

2023-07-04

How to Cite

Gondim, K. M. de L. (2023). A importância da Lei n° 9.795/99 na promoção da educação ambiental como instrumento para a cidadania. Revista Brasileira De Filosofia E História, 12(2), 771–784. Retrieved from https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/9849