Análise epidemiológica dos casos de suicídio e de lesões autoprovocadas na Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i3.9956Keywords:
Suicídio, Epidemiologia, Lesões autoprovocadasAbstract
O suicídio é uma questão de saúde pública complexa e desafiadora que transcende fronteiras geográficas e culturais, impactando diversas sociedades ao redor do mundo. O presente estudo tem como objetivo analisar a epidemiologia dos casos de suicídio no período de 2010 a 2020 e Lesões autoprovocadas no período de 2009 a 2021 no estado da Paraíba, buscando identificar tendências e fatores de risco, a fim de contribuir para políticas mais eficazes de prevenção e intervenção. O presente estudo consiste em uma pesquisa documental, descritiva, com delineamento transversal na coleta dos dados e abordagem quantitativa através da qual foi realizada uma análise epidemiológica acerca das taxas de mortalidade por suicídios no estado da Paraíba no período de 2010 a 2020, e de lesões autoprovocadas no período de 2009 a 2021. Os Dados foram coletados pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), ambos sistemas online e de acesso público. Ao longo do estudo foi possível identificar o perfil das vítimas de suicídio no estado da Paraíba sendo estes, homens pardos, com faixa etária entre 30 e 39 anos, de escolaridade ignorada e solteiros. Diante desses resultados, torna-se evidente a necessidade de políticas públicas adequadas que promovam a saúde mental, capacite profissionais de saúde para identificação precoce de sinais de alerta e implementem estratégias de prevenção efetivas. O enfrentamento do suicídio requer o envolvimento de toda a sociedade, com o objetivo de criar uma cultura de cuidado, acolhimento e valorização da vida.
Palavras-chave: Suicídio; Epidemiologia; Lesões autoprovocadas.
References
BEZERRA, Eduarda Feitosa et al. Estratégias de prevenção do suicídio: uma revisão integrativa. Revista Ft, v. 27, n. 121, p. 65, 2023. Disponível em: https://revistaft.com.br/estrategias-de-prevencao-do-suicidio-uma-revisao-integrativa/. Acesso em 10 jul. 2023.
BOTEGA, Neury José. Comportamento suicida: epidemiologia. Psicologia USP, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 231-236, 2014.
CHACHAMOVICH, Eduardo et al. Quais são os recentes achados clínicos sobre a associação entre depressão e suicídio? Brazilian Journal of Psychiatry, v. 41, n. 5, p. 18-25, 2019.
DURKHEIM, Émile. O suicídio: estudo de sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000. 513 p.
MARQUES, Vanessa de Sá Nobre Formiga et al. Suicídio em idosos brasileiros: retrato de uma realidade. Revista Brasileira Multidisciplinar, v. 23, n. 3, p. 190-202, 2020.
MARQUETTI, Fernanda Cristina; VILARUBIA, Geisy Vilarubia; MILEK, Glenda. Percurso suicida: observação e análise de alterações no cotidiano do indivíduo com tentativas de suicídio. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 18-26, 2014.
NGUYEN, Tuan V. et al. Suicide attempt in a rural area of Vietnam: incidence, methods used and access to mental health care. International Journal of Mental Health Systems, v. 4, n. 1, p. 3-9, 2010. http://dx.doi.org/10.1186/1752-4458-4-3.
OLIVEIRA, Gabriella de Sá et al. Análise epidemiológica dos casos de suicídio no município de Coração de Jesus - MG. Humanidades, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 107-116, 2014.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE (OPAS). Após 18 meses de pandemia de COVID-19. OPAS, 2021. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/9-9-2021-apos-18-meses-pandemia-covid-19-opas-pede-prioridade-para-prevencao-ao-suicidio. Acesso em 10 nov. 2022.
SUN, Shi-Hua; JIA, Cun-Xian. Completed Suicide with Violent and Non-Violent Methods in Rural Shandong, China: a psychological autopsy study. Plos One, v. 9, n. 8, p. 1-8, 2014. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0104333.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Department of Mental Health and Substance Abuse. Management of Mental and Brain Disorders. Preventing Suicide: A resource for Counsellors. Geneva, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Christian Gonçalves Nogueira, Milena Nunes Alves de Sousa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.