Avaliação do nível tecnológico da produção de banana no município de Pombal, Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i4.10233Palabras clave:
Bananicultura; Índices de produção; Tecnologia.Resumen
A banana oriunda da África apresenta papel fundamental na economia do Brasil, atuando na geração de renda e emprego, principalmente em pequenas propriedades, empreendendo para a comercialização ou para consumo próprio. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou avaliar o nível tecnológico da produção de banana no município de Pombal, Estado da Paraíba. Para a obtenção dos dados, foi realizado aplicação de questionários através de entrevistas à quarenta produtores do município, residentes na zona urbana e rurais. Com base nos dados dos entrevistados, foram calculados através do indicadores o Índice Tecnológico, no qual os valores variam de 0 a 1, apresentando-se como valores de baixo nível entre 0 e 0,40, nível médio os valores entre 0,41 a 0,70 e nível elevado entre 0,71 e 1,00. O Índice Tecnológico apresentou um valor de 0,545 representando um nível intermediário, e dentre desse índice os indicadores que melhor apresentaram valores foram espaçamento ideal entre plantas, utilização de irrigação e adubação. Dentre os indicadores que obtiveram baixos valores, a utilização de assistência técnica, analise de solo e correção de solo se destacaram, e isso acontece devido a inexistência de assistência técnica por meio de órgãos públicos. Dessa forma se necessário a atuação do meio público para o fornecimento de profissionais especializados para realização de orientação aos produtores.
Citas
ALVES, C. O. M. Perfil técnico e econômico da produção de coco no distrito de irrigação Curu-Paraipaba, Estado do Ceará. Fortaleza CE: Dissertação (Mestrado em Economia Rural). UFC, 2013, 112f.
IBGE. Panorama do munícipio de Pombal. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pb/pombal>. Acesso em: 21 de jul. 2023
FREITAS, D. G. F. Nível tecnológico e competitividade da produção de mel de abelhas (Apis mellifera) no Ceará. Fortaleza CE: Dissertação (Mestrado em Economia Rural). UFC, 2003, 101f.
KHAN, A. S.; BRAGA, F. L. P.; MAYORGA MERA, R. D. Nível tecnológico e balanço econômico de produção de mamona para obtenção do biodiesel no estado do Ceará. Revista de Economia e Agronegócio, Viçosa - MG, v.6, n.1, p. 105-131, 2008.
KHAN, A. S.; SILVA, L.M. R. Avaliação do Projeto São José no Estado do Ceará: Estudo de Caso. UFC/CCA/DEA, Fortaleza, Ceará, 2002.
LANDAU, E. C.; DA SILVA, G. A. Evolução da produção de banana (Musaspp., Musaceae). Embrapa Milho e Sorgo-Capítulo em livro científico (ALICE), 2020.
ROSENTHAL, D. Inovação tecnológico: uma solução de arcabouço conceitual de referencia. Os primeiros 15 anos da política nacional de informática: o paradigma e sua implementação. Recife: CNPq/PROTEM-CC, p. 285, 1995.
SEBRAE. Conheça o mercado da bananicultura. Brasília, DF, 2016. Disponível em:< https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/conheca-o-mercado-da-bananicultura,187b9e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD>. Acesso em: 15 fev. 2021.
SOUSA, A. S. et al. A Produção de Banana e seus Impactos Socioeconômicos no Desenvolvimento da Microrregião de Araguaína-TO. Revista Observatório, 5(5): 314-350, 1 ago, 2019.
SOUSA, S. G. de; ALENCAR, G. S. da S.; ALENCAR, F. H. H. de. (2017). ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DA PRODUÇÃO DE BANANA NO MUNICÍPIO DE CARIÚS (CE), BRASIL. Ciência e Sustentabilidade, 3(2), 119-144.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Rubilene Agra da Silva, Patrício Borges Maracajá, Rubenia de Oliveira Costa, Rosilene Agra da Silva, Walace Ruan Nobre Pereira, Carla Rocha Pordeus, Adryele Gomes Maia, Frederico Cavalcantes de Moura, Amélia Edneusa Pereira Arruda, Maria Fátima David Dantas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.