DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Edilberto Ferreira Braúna Faculdades Integradas do Ceará
  • Joseclea Pires de Araújo Braúna URCA
  • Francisco Ivo Gomes de Lavor

Resumen

O texto a seguir tem como objetivo de pesquisa analisar as dificuldades da prática da inclusão social de alunos com necessidades especiais e despertar, na escola e sistemas de ensino, a importância do cuidado no processo de ensino-aprendizagem  para essa classe em particular, cujas especificidades requerem um processo amplo de mobilização e conscientização, principalmente escola, com participação dos estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Por se tratar de um tema relativamente novo faz-se necessário fazermos uma reestruturação da cultura, uma revisão das práticas e das políticas educacionais vivenciadas nas escolas, que deverão responder à diversidade de alunos por meio de uma abordagem mais humanística e democrática com uma percepção do sujeito nas suas singularidades buscando o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social. No Brasil, a Política Nacional de Educação Especial, numa Perspectiva da Educação Inclusiva, assegura acesso ao ensino regular a alunos com deficiências múltiplas e a alunos com altas habilidades desde a educação infantil até à educação superior. Conforme Vygostsky, “a participação inclusiva dos alunos facilita o aprendizado para todos”. Mas, apesar de haver uma politica de inclusão, é nítida a percepção de que tais políticas ainda não conseguiram alcançar seus objetivos. Resta-nos então indagar por que a inclusão não acontece da maneira adequada e quanto paramos para observar o nosso sistema educacional, no tangente à educação inclusiva, vemos apreensivos que o mesmo parece não estar preparado para tamanha responsabilidade social transferindo o problema da falta de aprendizagem para quem está na linha de frente: o professor.

Biografía del autor/a

Edilberto Ferreira Braúna, Faculdades Integradas do Ceará

Graduando em Pedagogia.

Joseclea Pires de Araújo Braúna, URCA

Bacharel em Ciências econômicas

Citas

ALONSO, Daniela. Os desafios da Educação inclusiva: foco nas redes de apoio. Fevereiro 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/554/os-desafios-da-educacao-inclusiva-foco-nas-redes-de-apoio

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL. Artigo 7º, XXXI; artigo 23, II; artigo 24, XIV; artigo 227, II.

http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/31872-educacao-inclusiva

http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID361_11082016143146.pdf

http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/2284/inclusao-escolar-um-desafio-entre-o-ideal-e-o-real#ixzz2fgKA4uWH

https://www.redetvro.com.br/educacao-inclusiva-e-diversidade-seminario-em-ji-parana/

NOQUELE, Adriana; SILVA, A. P. S. R. Educação Inclusiva e o Processo de Ensino-Aprendizagem. Visualizado em 31/10/2018. Disponível em: http://www.pedagogia.com.br/artigos/educacao_inclusiva_processo/index.php?pagina=4

ROCHA, M. S. O Processo de Inclusão na Percepção do Docente do Ensino regular e Especial: Breve histórico sobre a deficiência. Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/20378146/Breve-Historico-da-Deficiencia > Acesso em 07 de out 2010.

Publicado

2020-03-31

Cómo citar

Braúna, E. F., Braúna, J. P. de A., & Lavor, F. I. G. de. (2020). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Brasileira De Filosofia E História, 8(2). Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/7381