DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumen
O texto a seguir tem como objetivo de pesquisa analisar as dificuldades da prática da inclusão social de alunos com necessidades especiais e despertar, na escola e sistemas de ensino, a importância do cuidado no processo de ensino-aprendizagem para essa classe em particular, cujas especificidades requerem um processo amplo de mobilização e conscientização, principalmente escola, com participação dos estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Por se tratar de um tema relativamente novo faz-se necessário fazermos uma reestruturação da cultura, uma revisão das práticas e das políticas educacionais vivenciadas nas escolas, que deverão responder à diversidade de alunos por meio de uma abordagem mais humanística e democrática com uma percepção do sujeito nas suas singularidades buscando o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social. No Brasil, a Política Nacional de Educação Especial, numa Perspectiva da Educação Inclusiva, assegura acesso ao ensino regular a alunos com deficiências múltiplas e a alunos com altas habilidades desde a educação infantil até à educação superior. Conforme Vygostsky, “a participação inclusiva dos alunos facilita o aprendizado para todos”. Mas, apesar de haver uma politica de inclusão, é nítida a percepção de que tais políticas ainda não conseguiram alcançar seus objetivos. Resta-nos então indagar por que a inclusão não acontece da maneira adequada e quanto paramos para observar o nosso sistema educacional, no tangente à educação inclusiva, vemos apreensivos que o mesmo parece não estar preparado para tamanha responsabilidade social transferindo o problema da falta de aprendizagem para quem está na linha de frente: o professor.
Citas
ALONSO, Daniela. Os desafios da Educação inclusiva: foco nas redes de apoio. Fevereiro 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/554/os-desafios-da-educacao-inclusiva-foco-nas-redes-de-apoio
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL. Artigo 7º, XXXI; artigo 23, II; artigo 24, XIV; artigo 227, II.
http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/31872-educacao-inclusiva
https://www.redetvro.com.br/educacao-inclusiva-e-diversidade-seminario-em-ji-parana/
NOQUELE, Adriana; SILVA, A. P. S. R. Educação Inclusiva e o Processo de Ensino-Aprendizagem. Visualizado em 31/10/2018. Disponível em: http://www.pedagogia.com.br/artigos/educacao_inclusiva_processo/index.php?pagina=4
ROCHA, M. S. O Processo de Inclusão na Percepção do Docente do Ensino regular e Especial: Breve histórico sobre a deficiência. Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/20378146/Breve-Historico-da-Deficiencia > Acesso em 07 de out 2010.
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