A garantia do direito à afetividade dos reeducandos e o sistema carcerário brasileiro
Resumen
No trabalho em tela foi estudado sobre os direitos dos reeducandos discorrendo sobre o direito à afetividade no processo de ressocialização dos reeducandos, como também acerca da realidade no sistema penitenciário brasileiro. Nesta senda, em atendimento aos objetivos propostos, foi utilizado método descritivo, tendo como base fontes documental e bibliográfica, de natureza qualitativa, com o fulcro de averiguar a realidade carcerária no Brasil é bem precária analisando critérios como superlotação, falta de assistência seja ela médica, psicológica, odontológica, alimentares e sem deixar de mencionar a dificuldade em manter o ambiente limpo e higienizado, podendo ocasionar ou contribuir para o surgimento de doenças entre os detentos e, infelizmente, o cenário é relatado na maioria dos presídios espalhados pelo Brasil. Desta feita, é indispensável a participação do Poder Público em conjunto com a participação do núcleo familiar dos reeducandos para assegurar os direitos basilares destes e, primordialmente, garantir a ressocialização no cenário pátrio.
Citas
AGUIAR, Margarida Maria Veras, Prisão, prisioneiros, rebeliões: A experiência da Colônia Penal– Uberlândia, 2003
BECKER, Howard S. Outsiders. Estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro:
Zahar. 2008.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 7 jul. 2022.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. 23º ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
IRELAND, T. Educações em prisões no Brasil: direitos, contradições e desafios. Em Aberto, Brasilia, v. 24, n. 86, p. 19-39, 2011. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/issue/view/252. Acesso em: 28 de jun. de 2022.
JULIÃO, E. F. Uma visão socioeducativa da educação como programa de reinserção social na política de execução penal. Anais...Disponível em: http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/vertentes/Vertentes_35/resumo-abstract_elionaldo.pdf. Acesso em: 02 jun. 2022.
LOPES, A. M. D. Á. Hierarquização dos direitos fundamentais? Revista de Direito Constitucional e Internacional, São Paulo, v. 34, p. 168-183, jan./mar. 2001.
MAEYER, M. de. A educação na prisão não é uma mera atividade. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p.33-49, 2013. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/ educacaoerealidade/article/view/30702/24322. Acesso em: 27 jun. 2022.
FERNANDES, B. G. Curso de direito constitucional. 13 ed. Salvador: JusPodIvm, 2021.
MARTINS, F. Direitos Sociais em tempos de Crise Econômica. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2022.
MIRABETE, J. F. Curso de Direito Penal parte geral. 6 Ed. Editora Atlas
NUCCI, G. de S. Manual de Direito Penal. Editora Revistas dos Tribunais,
PADILHA, R. Direito Constitucional. – 6. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2020.
RAMOS, A. C. Curso de Direitos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2019.
ROMITA, A. S. Direitos Fundamentais nas Relações de Trabalho. São Paulo: LTR, 2005.
SARLET, I. W. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 13 ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2018
SERVO, B. S. Sociabilidade e Poder na Colônia Penal Uberlândia-
MG. Monografia apresentada ao Curso de Ciências Sociais da UFU, 2002.
SILVA, R. da; MOREIRA, F. A. O projeto político-pedagógico para a educação em prisões. Em Aberto. Brasília, v. 24, nº 86, p. 89-103, 2011.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2023-01-27 (2)
- 2023-01-27 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.