Educação ambiental: uma ferramenta essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes no Brasil
Resumo
A educação ambiental é um processo educativo que busca formar cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente e a construção de um mundo mais sustentável. No Brasil, a educação ambiental é uma política pública que tem como objetivo desenvolver a consciência crítica e a responsabilidade ambiental da sociedade. É uma importante ferramenta na formação de cidadãos críticos e conscientes em relação às questões ambientais. Vivemos em um mundo que sofre com diversos problemas ambientais, como a poluição, o desmatamento, a escassez de recursos naturais e as mudanças climáticas. Para enfrentar esses desafios, é necessário que as pessoas tenham uma compreensão profunda sobre o meio ambiente e saibam como cuidar dele de forma sustentável. Nesse contexto, a educação ambiental surge como uma abordagem educativa que tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a importância da conservação do meio ambiente e promover a adoção de práticas sustentáveis. A educação ambiental não se limita apenas ao ambiente escolar, mas pode ser aplicada em diversos contextos, como empresas, comunidades e instituições governamentais. Este texto tem como objetivo apresentar a importância da educação ambiental na formação de cidadãos críticos e conscientes, discutindo sua relação com a sustentabilidade e apresentando exemplos de ações educativas que podem ser adotadas.
Referências
BARBIERI, José Carlos; SILVA, Dirceu da. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 12, p. 51-82, 2011.
BARBIERI, José Carlos; SILVA, Dirceu. Educação ambiental na formação do administrador. Cengage Learning, 2020.
BRASIL. Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9795.htm. Acesso em: 14 mar. 2023.
COLOMBO, Silmara Regina. A Educação Ambiental como instrumento na formação da cidadania. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 2, p. 067-075, 2014.
FERREIRA, Camila Aparecida Cruz; MELO, Ismail Barra Nova; MARQUES, Silvio César Moral. A educação ambiental brasileira: história e adjetivações. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 11, n. 1, p. 183-195, 2016.
FERREIRA, Leidryana Conceição et al. Educação ambiental e sustentabilidade na prática escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 14, n. 2, p. 201-214, 2019.
GRZEBIELUKA, Douglas; KUBIAK, Izete; SCHILLER, Adriane Monteiro. Educação Ambiental: A importância deste debate na Educação Infantil. Revista Monografias Ambientais, p. 3881-3906, 2014.
GUIMARÃES, Mauro. Por uma educação ambiental crítica na sociedade atual. Revista Margens Interdisciplinar, v. 7, n. 9, p. 11-22, 2013.
MORAES, Aline CA; RUIZ, Maria José Ferreira. A participação e a gestão democrática no programa nacional de fortalecimento dos conselhos escolares. Revista on line de Política e Gestão Educacional, n. 19, 2015.
PINOTTI, Rafael. Educação ambiental para o século XXI: no Brasil e no mundo. Editora Blucher, 2016.
QUEIROZ AMARAL, Anelize; CARNIATTO, Irene. Concepções sobre projetos de educação ambiental na formação continuada de professores. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias, v. 6, n. 1, p. 113-123, 2011.
REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. Brasiliense, 2017.
REIS, Luiz Carlos Lima; SEMÊDO, Luzia Teixeira de Azevedo Soares; GOMES, Rosana Canuto. Conscientização ambiental: da educação formal a não formal. Revista Fluminense de extensão universitária, v. 2, n. 1, p. 47-60, 2012.
RUFINO, Bianca; CRISPIM, Cristina. Breve resgate histórico da Educação Ambiental no Brasil e no mundo. In: VI Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. Porto Alegre. 2015.
SCHWANKE, Cibele; CADEI, Marilene de Sá. Educação ambiental. ______. Ambiente: conhecimento e práticas, v. 1, p. 55-78, 2013.
SOUZA, Maria das Graças Gomes de. Histórico da educação ambiental no Brasil. 2011. Não paginado. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.