RELATO DE EXPERIÊNCIA: ANÁLISE DE ALIMENTOS EM DEBATE
Contenido principal del artículo
Resumen
A discussão temática foi promovida por alunos do Curso de Engenharia de Alimentos da UFRPE/UAG visando estimular os discentes ao desenvolvimento de suas habilidades analíticas e decisórias, expondo-lhes a situações rotineiras na vida do profissional desta área. Este trabalho consistiu na elaboração/seleção, apresentação e discussão de casos envolvendo Análises de Alimentos desenvolvidos por discentes e docentes, publicados em anais de eventos e revistas, assim como em artigos científicos e experiências na indústria de alimentos. Foram contemplados todos os alunos, principalmente alunos do primeiro ao quarto período, onde ocorre maior número de evasão. Os alunos do quinto e sexto período participaram na condição de instrutores do debate. Esta foi a primeira edição do projeto, entretanto, esperamos que seja reeditado anualmente, principalmente por causa da evidente motivação e relatos positivos entre todos os envolvidos, o qual promoveu conhecimento e interação.
Descargas
Detalles del artículo
Termo de cessão de Direitos Autorais
Citas
ANDRÉ, M. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n.40, p 95-103, jul/dez. 2013.
ELLET, W. Manual de estudo de caso: como ler discutir e escrever casos de forma persuasiva. Porto Alegre: Bookman, 2008.
ERSKINE, J., MAUFFETTE-LEENDERS, L. A., LEENDERS, M. R. Teaching with cases. Ontario: Ivey Publishing, 1998.
FARIA, F. L., REIS, I. F. A percepção de professores e alunos do ensino médio sobre a atividade estudo de caso. Ciência e educação. v. 22, Junho, 2016.
GOMEZ, M. F., REMOR, C. R., MARCO, M. T., BETZEK, S. B. F. Evasão na engenharia: O caso dos cursos da UTFPR campus medianeira tendo como acesso o SISU. Revista científica inovação e tecnologia, UTFPR, 1. ed. Medianeira, v.1, n.11, 2015.
GRAHAN, A. Estudo de caso para ensino e aprendizagem no setor público. ENAP, Estudos de caso, 2010. 213f. Disponível em:< http://www.enap.gov.br/documents/586010/603692/livro_andrew_graham.pdf/23978315-5ae5-462c-9b6d-760e052590ec>. Acesso em: 10 set. 2017.
SOUZA, I. M. Causas de evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1999. 150f.
VENTURA, M. M. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 20, n. 5, p. 383-386, set./out. 2007. Disponível em: <http://sociedades.cardiol.br/socerj/revista/2007_05/a2007_v20_n05_art10.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2017.