Análise da qualidade de vida de pré-vestibulandos
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v14i1.10003Palavras-chave:
WHOQOL-BREF, Saúde Mental, Integralidade em SaúdeResumo
O estresse, a ansiedade e o medo são sensações negativas presentes no cotidiano dos pré-vestibulandos e são comuns especialmente em estudantes envolvidos em longas preparações para realização das provas. Fatores estes, que podem influenciar na qualidade de vida. O objetivo do estudo é o de analisar a qualidade de vida dos pré-vestibulandos de cursos preparatórios na cidade de Blumenau e averiguar a variação na qualidade de vida de acordo com a proximidade do vestibular. Estudo longitudinal, quantitativo e descritivo, com uso do Instrumento WHOQOL-BREF. Os dados foram tabulados e analisados com o Teste Qui-quadrado. Participaram de dois momentos da coleta 57 e 54 estudantes respectivamente, com idade entre 18 e 38 anos, com predominância de curso pretendido a Medicina, cursando o pré-vestibular há um ano. De forma autorreferida, avaliaram a qualidade de vida como “muito boa” ou “boa” e de acordo com o instrumento WHOQOL-BREF, os achados indicaram a predominância da classificação “regular”. Com a proximidade das provas, a idade do estudante, o tempo de curso preparatório e a graduação desejada não interferiram na qualidade de vida dos participantes, entre os períodos analisados. A qualidade de vida dos participantes está menor em relação à forma como eles se autoavaliaram, sugerindo que aspectos da saúde mental podem estar sendo negligenciados, com uma “falsa” sensação de bem-estar.
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