Gamificação como estratégia de ensino sobre o Sistema Único de Saúde para acadêmicos de Medicina
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v11i2.9068Resumo
Diante do cenário pandêmico causado pelo novo corona vírus (Covid-19), as aulas práticas foram substituídas por atividades alternativas, de forma remota. A utilização de metodologias ativas, também neste contexto, é uma realidade que vêm se difundindo, tornando-se cada vez mais empregadas, em contraposição ao modelo de ensino tradicional. Estas metodologias se baseiam em um ativismo do estudante durante o processo de construção de conhecimento, bem como no princípio de protagonismo discente e a execução de um papel exclusivamente de mediador por parte do docente. Dentre estas metodologias ativas, está a gamificação, que se fundamenta em atividades descontraídas e recreativas, possibilitando ao aluno a obtenção de novos conhecimentos. A partir de um relato de experiência, este trabalho descritivo tem por objetivo apresentar a gamificação como estratégia de ensino sobre o Sistema Único de Saúde para acadêmicos de medicina, no cenário gerado pela pandemia da Covid-19. Foi realizado a partir da vivência dos discentes da quarta fase da disciplina de Interação Comunitária do curso de medicina da Universidade Regional de Blumenau no primeiro semestre de 2020. Ao final da experiência, os discentes puderam revisar alguns conceitos e aprender ainda mais sobre o sistema público de saúde brasileiro, além conhecerem outras formas de aprendizagem. Portanto, o artigo aborda a introdução da gamificação, como também ressalta os benefícios da utilização de metodologias centradas no aluno em um contexto universitário mediado por tecnologias.
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