Avaliação da Síndrome do Impostor entre os estudantes de Medicina de uma Universidade no interior de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.9859Palavras-chave:
Estresse psicológico, Perfeccionismo, Saúde mentalResumo
A Síndrome do Impostor é o termo atribuído a um padrão de crenças de que o indivíduo não é merecedor de seus sucessos, apesar de qualquer validação externa. Assim, devido ao perfil e a cobrança sobre o estudante de medicina durante o curso, esse estudo teve como objetivo identificar a prevalência da Síndrome do Impostor entre os acadêmicos de Medicina de uma Universidade no interior de Santa Catarina. Para esse fim, foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva através da aplicação da Escala Clance do Fenômeno do Impostor na qual 199 estudantes responderam ao questionário de modo on-line após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob CAAE nº (informação temporariamente suprimida para manter o anonimato da autoria). A análise das respostas identificou que 45,7% dos estudantes têm sentimentos de impostor mais frequentes e 14,1% têm vivência intensa do fenômeno, na qual o perfil dos estudantes que enfrentam a Síndrome do Impostor são estudantes do sexo feminino e dependentes financeiramente. Dessa forma, conclui-se que a avaliação da presença da Síndrome do Impostor entre os estudantes de medicina permite dimensionar o impacto em sua qualidade de vida, visto que os danos da Síndrome no dia a dia do estudante costumam passar despercebidos, porém reverberam por toda carreira. Além disso, recomenda-se intervenções individuais como a autoanálise e aderência à Terapia Cognitivo-Comportamental e intervenções institucionais, como oferta de mentorias em grupo.
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