Avaliação da Síndrome do Impostor entre os estudantes de Medicina de uma Universidade no interior de Santa Catarina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.9859

Palabras clave:

Estresse psicológico, Perfeccionismo, Saúde mental

Resumen

A Síndrome do Impostor é o termo atribuído a um padrão de crenças de que o indivíduo não é merecedor de seus sucessos, apesar de qualquer validação externa. Assim, devido ao perfil e a cobrança sobre o estudante de medicina durante o curso, esse estudo teve como objetivo identificar a prevalência da Síndrome do Impostor entre os acadêmicos de Medicina de uma Universidade no interior de Santa Catarina. Para esse fim, foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva através da aplicação da Escala Clance do Fenômeno do Impostor na qual 199 estudantes responderam ao questionário de modo on-line após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob CAAE nº (informação temporariamente suprimida para manter o anonimato da autoria). A análise das respostas identificou que 45,7% dos estudantes têm sentimentos de impostor mais frequentes e 14,1% têm vivência intensa do fenômeno, na qual o perfil dos estudantes que enfrentam a Síndrome do Impostor são estudantes do sexo feminino e dependentes financeiramente. Dessa forma, conclui-se que a avaliação da presença da Síndrome do Impostor entre os estudantes de medicina permite dimensionar o impacto em sua qualidade de vida, visto que os danos da Síndrome no dia a dia do estudante costumam passar despercebidos, porém reverberam por toda carreira. Além disso, recomenda-se intervenções individuais como a autoanálise e aderência à Terapia Cognitivo-Comportamental e intervenções institucionais, como oferta de mentorias em grupo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, A. C. Sou uma fraude (?): explicando a síndrome do impostor. 2020. 172 f. Tese (Doutorado) - Curso de Psicologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2034 Acesso em: 11 jun. 2023.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

AMORIM, B. B; MORAES, L; SÁ, I. C. G; SILVA, B. B. G; FILHO, J. W. S. C. Saúde Mental do Estudante de Medicina: Psicopatologia, Estresse, Sono e Qualidade de Vida. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, v. 7, n.2, p. 245-254, 2018. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/1911 . Acesso em: 27 set. 2022.

AQUINO, D. R; CARDOSO, R. A; PINHO, L de. Sintomas de depressão em universitários de medicina. Boletim Academia Paulista de Psicologia, v. 39, n. 96, p. 81-95, 2019. Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1415-711X2019000100009#:~:text=Os%20resultados%20apontam%20maior%20prevalência,interpessoal%20(70%2C2%25). Acesso em: 11 Jun. 2023.

ARDISSON, G. M. C; ANDRADE, R. O; ANDRIÃO, A. V; MAFRA, A. C; FONSECA, M. C. K. L; AMÂNCIO, M. G; MENÃO, T. L; ALMEIDA, M. J. G. G. Saúde mental e qualidade de vida dos estudantes de faculdades de medicina brasileiras: uma revisão integrativa. REAS, v. 13, n. 6, 2021. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/6953 Acesso em: 30 set. 2022.

BARBOSA, M. L; FERREIRA, B. R. L; VARGAS, T. N; SILVA, G. M. N; NARDI, A. E; MACHADO, S; CAIXETA, L. Burnout Prevalence and Associated Factors Among Brazilian Medical Students. Clinical Practice & Epidemiology in Mental Health, v.14, p.188-195, 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6128019/ Acesso em: 27 set. 2022.

BAUMANN, N; FAULK, C; VANDERLAN, J; CHEN, J; BHAYANI, R. K.. et al. Small-Group Discussion Sessions on Imposter Syndrome. MedEdPORTAL AAMC J Teach Learn Resour, v. 16, p.11004, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33204832/. Acesso em: 09 jun. 2023.

BERGMANN, C.; MUTH, T.; LOERBROKS, A. Medical students’ perceptions of stress due to academic studies and its interrelationships with other domains of life: A qualitative study. Med. Educ. Online, 24, 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6493308/ Acesso em: 11 Jun.2023.

BEZERRA T; BARBOSA, L. H. G. M; VIONE, K. C; ATHAYDE, R. A. A; GOUVEIA, V. V.et al. Escala Clance do Fenômeno do Impostor: Adaptação Brasileira. Psico-USF.v. 26, n. 2, pp. 333-343, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/fKftCy3xJsDYyQyMF9D5VFh/#ModalArticles Acesso em: 22 set. 2022.

BRAVATA, D. M; WATTS, S. A; KEEFER, A. L; MADHUSUDHAN, D. K; TYALOR, K. T; CLARK, D. M; NELSON, R. S; COKLEY, K. O; HAGG, H. K. Prevalence, Predictors, and Treatment of Impostor Syndrome: a Systematic Review. J Gen Intern Med. v. 35, n. 4, p. 1252-75, 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7174434/ Acesso em: 09 jun. 2023.

CAMPOS, I. F. S; CAMARA, G. F; CARNEIRO, A. G; KUBRUSLY, M; PEIXOTO, R. A. C; JUNIOR, A. A. P. Impostor Syndrome and its association with depression and burnout among medical students. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, n. 02, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/4XDwkTgTyPCsjTV6FSQbz3k/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 16 ago. 2022.

CFM. Conselho Federal de Medicina. Demografia Médica. 2023. Disponível em: https://demografia.cfm.org.br/. Acesso em 12 jun. 2023.

CHANDRA, S; HUEBERT, C. A; CROWLEY, E; DAS, A. M. Impostor syndrome Could It Be Holding You or Your Mentees Back? Eur J Train Dev. v. 156, n. 1, p. 26-32, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30872019/. Acesso em: 09 jun. 2023.

CHEN, C. Doctor who? Reflecting on impostor syndrome in medical learners. Teach Moment, v. 66, 268–9, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7571643/. Acesso em: 09 Jun. 2023.

CLANCE, P. R; IMES, S. A. The imposter phenomenon in high achieving women: Dynamics and therapeutic intervention. Psychotherapy: Theory, Research & Practice, v.15, n.3, p.241-247, 1978. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fh0086006 Acesso em: 22 set. 2022.

COHEN, E. D; MCCONNELL, W. R. Fear of Fraudulence: Graduate School Program Environments and the Impostor Phenomenon, The Sociological Quarterly, v. 60, n. 3, p. 457-78, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/332851230_Fear_of_Fraudulence_Graduate_School_Program_Environments_and_the_Impostor_Phenomenon Acesso em: 11. jun. 2023.

COSTA, D. S; MEDEIROS, N. S. B; CORDEIRO, R. A; FRUTUOSO, E. S; LOPES, J. M; MOREIRA, S. N. T. Sintomas de Depressão, Ansiedade e Estresse em Estudantes de Medicina e Estratégias Institucionais de Enfrentamento. Revista Brasileira de Educação Médica, 2020; v. 44, n. 01, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/KcypBsxmXSmQgDgKNqNkhPy/?lang=pt# . Acesso em: 27 set. 2022.

DINIZ, M. L. C. S.; BEZERRA, T. C. G; DE SOUSA, M. N. A. Nível de Síndrome do Impostor em estudantes de medicina. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 23, n. 1, p. e11735-e11735, 2023. Dísponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/11735/7049 Acesso em: 12 Jun. 2023.

EGWURUGWU, J. N; UGWUEZUMBA, P. C; OHAMAEME, M. C; DIKE, E. I; EBERENDU, I; EGWURUGWU, E. N. A; OHAMAEME, R. C; EGWURUGWU, U. F. Relationship between Self-Esteem and Impostor Syndrome among Undergraduate Medical Students in a Nigerian University. Int J Brain Cogn Sci. v. 7, n. 1, p. 9-16, 2018. Disponível em: http://article.sapub.org/10.5923.j.ijbcs.20180701.02.html Acesso em: 09 Jun. 2023.

GOMES, C. M; DAMKER, L. I; CASSOL, C. A. Discriminação, preconceito e dominação. A luta das mulheres por mais espaço e representação na sociedade brasileira. Diálogo. Canoas, v. 4296, n. 40, p. 55-68, 2018. Disponível em:http://repositorio.aee.edu.br/bitstream/aee/19118/1/14%20O%20preconceito%20sofrido%20pela%20mulher%20como%20profissional%20médica%20no%20estado%20de%20goiás.pdf Acesso em: 11 Jun. 2023.

GOTTLIEB, M; CHUNG, A; BATTAGLIOLI, N; SEBOK-SYER, S, S; KALANTARI, A. et al. Impostor syndrome among physicians and physicians in training: A scoping review. Med Educ. 2019; 00:1–9??. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/medu.13956 Acesso em: 09 jun. 2023.

LEÃO, A. M; GOMES, I. P; FERREIRA, M. J. M; CAVALCANTI, L. P. G. et al. Prevalência de fatores associados à depressão e ansiedade entre estudantes universitários da área da saúde de um grande centro urbano do nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42, n. 4, p. 55-65, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/kyYq35bwkZKHpKRTjyqjMYz/abstract/?lang=pt#ModalTutors. Acesso em: 09 jun. 2023.

LEVANT, B; VILLWOCK, J. A; MANZARDO, A. M. Impostorism in third-year medical students: an item analysis using the Clance impostor phenomenon scale. Perspect Med Educ. v. 9, n. 2, p 83-91, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32030630/ . Acesso em: 09 Jun. 2023.

MASER, B; DANILEWITZ, M; GUÉRIN, E; FINDLAY, L; FRANK, E. Medical Student Psychological Distress and Mental Illness Relative to the General Population: A Canadian Cross-Sectional Survey. Acad. Med., v. 94, p. 1781–1791, 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31436626/ . Acesso em: 09. Jun. 2023.

MATOS, P. et al. A cola na escola de negócios e sua relação com a síndrome do impostor. Caderno Profissional de Administração – UNIMEP: v.8, n. 2 (2018). Disponível em: https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/167/152 Acesso em: 22 set. 2022.

MCDERMOTT, M; GELB, D. J; WILSON, K, et al. Diferenças de sexo na classificação acadêmica e na taxa de publicação nos melhores programas de neurologia dos EUA. JAMA Neurol, v. 75, n. 08, p. 956–961, 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6142929/ Acesso em: 11 Jun. 2023.

MONTEIRO, P. C; OLIVEIRA, C. L. B; MARQUES, N. A; REGO, R. M; LINS, N. A. A; CALDAS, C. A. M. A sobrecarga do curso de Medicina e como os alunos lidam com ela. Brazilian Journal Of Health Review, v. 2, n. 4, p. 2998-3010, 2019. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BJHR/article/view/2055. Acesso em: 08 ago. 2022.

MORGENSTERN, B. Z; BECK, D. G. Should Medical Educators Help Learners Reframe Imposterism? Teach Learn Med [Internet], p. 1–21, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33302719/. Acesso em: 09 Jun 2023.

NUNES, H. J. M. Fenômeno do Impostor em Estudantes de Medicina. 2021. 38 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Medicina, Universidade Beira Interior, Covilhã, 2021. Disponível em:https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/11329/1/8244_17688.pdf.Acesso em: 30 ago. 2022.

OLIVEIRA, A. C. M; BOEBEL, K. J. O; RIBEIRO, N. S; MENDES, T. S; BARBOSA, P. F. B; FILHO, I. M. M. Sinais, sintomas, fatores e patologias associados à síndrome do impostor em estudantes universitários. Research, Society and Development v. 11, n. 8, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/31380 Acesso em: 22 set. 2022.

PAKPOOR, J; LIU, L; YOUSEM, D. Uma análise de 35 anos das diferenças sexuais na autoria da neurologia. Neurologia, v. 90, n. 10, p. 472–475, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29444974/ Acesso em: 11 Jun. 2023.

PALMER, C. How to overcome impostor phenomenon. American Psychological Association, v. 52, n. 4, p. 44, 2021. Disponível em: https://www.apa.org/monitor/2021/06/cover-impostor-phenomenon . Acesso em: 09 Jun. 2023.

QUEK, T.T; TAM, W. W; TRAN, B. X; ZHANG, M; ZHANG, Z; HO, S. S; HO, R. C. The Global Prevalence of Anxiety Among Medical Students: A Meta-Analysis. Int. J. Environ. Res. Public Health, v. 16, n. 15, p. 2735, 2019. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/16/15/2735 . Acesso em: 09. Jun. 2023.

RICE, J. R. The Role of Impostor Syndrome on Medical Student Career Plans. Tese (doutorado) Harvard Medical School; Boston, Massachusetts,Estados Unidos, 2020. Disponível em: https://dash.harvard.edu/handle/1/37364948. Acesso em: 22 set. 2022.

ROTENSTEIN, L. S; RAMOS, M. A; TORRE, M; SEGAL, B; PELUSO, M. J; GUILLE, C; SEN, S; MATA, D. A. Prevalence of depression, depressive symptoms, and suicidal ideation among medical students: a systematic review and meta-analysis. JAMA Neurol, v. 316, n. 21, 2016. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2589340 Acesso em: 5 Jul. 2023.

SANTOS, A. F; VERAS, L. O estudante de medicina e seu percurso acadêmico: uma análise de postagens sobre sofrimentos. Saúde em Debate, v. 45, n. 130, p. 720-732, 14 set. 2021. Disponível em:https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/5549. Acesso em: 22 set. 2022.

SARAIVA, N. C; ALMEIDA V. A. Relação entre desempenho acadêmico e saúde mental em estudantes de medicina: uma revisão de literatura. Revista Científica Fagoc Saúde, v. 4, n. 2, p.51-57, 2019. Disponível em: https://revista.unifagoc.edu.br/index.php/saude/article/view/460 . Acesso em: 28 set. 2022.

SEDLMAIER, C; HERNANDEZ, D. O ensino da história da medicina na graduação médica: importância e desafios. Revista da Faculdade de Medicina de Teresópolis, v. 4, n. 1, 2020. Disponível em: https://www.unifeso.edu.br/revista/index.php/faculdadedemedicinadeteresopolis/article/view/2243 Acesso em: 22 set. 2022.

SOARES, A; NASCIMENTO, E.; CAVALCANTI, T. Fenômeno do Impostor e Perfeccionismo: Avaliando o Papel Mediador da Autoestima. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v.21, n.1, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/59373 Acesso em: 22 set. 2022.

SOUSA, M, S; SOUZA, M. A; COELHOS, L. S; FORTE, G. V; PERISSINOTTO, R. O impacto de morar só sobre a qualidade de vida dos estudantes de medicina. Unifimes. 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br/index.php/coloquio/article/view/1693 . Acesso em: 09 Jun. 2023.

SOUZA, M. K. S. A mulher no Brasil e a luta cotidiana por igualdade de gênero e oportunidades no mercado de trabalho. In: Congresso Internacional de Direito Público dos Direitos Humanos e Políticas de Igualdade. Anais eletrônicos, Maceió: Open Journal Systems, 2018. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/ojs2-somente-consulta/index.php/dphpi/article/view/5807/4073 . Acesso em: 11 jun. 2023.

SOUZA, V. P. C. “Fenômeno Da Impostora”: (O)Pressão De Mulheres Engenheiras Em Relação Ao Lugar De Si Mesmas No Trabalho/Profissão. 2022. 266 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal da Paraíba, João Pessoa, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/2619 . Acesso em: 11 jun. 2023.

THOMAS, M; BIGATTI, S. Perfectionism, impostor phenomenon, and mental health in medicine: a literature review. Int J Med Educ, v. 11, p. 201–13, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32996466/. Acesso em: 09 Jun. 2023.

WILLIAMS, A. T. Impostor Phenomenon in the Classroom [online]. Brown University, The Harriet W. Sheridan Center for Teaching and Learning. 2021. Disponível em: https://www.brown.edu/sheridan/impostor-phenomenon-classroom#:~:text=Signals%20of%20Impostor%20Phenomenon%20include,or%20a %20lowering%20of%20standards. Acesso em: 09 Jun. 2023.

WOOLSTON, C. How burnout and imposter syndrome blight scientific careers. Nature, v. 599, n.788, p. 703-705, 2021. Disponível em: https://www.nature.com/articles/d41586-021-03042-z Acesso em: 09 Jun. 2023.

Publicado

2023-10-28

Cómo citar

Santos, J. C. dos, Resende, S. M., Souza, D. M. de, & Sperb, E. (2023). Avaliação da Síndrome do Impostor entre os estudantes de Medicina de uma Universidade no interior de Santa Catarina. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(4), 769–777. https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.9859

Número

Sección

ARTÍCULOS

Artículos más leídos del mismo autor/a