A inclusão social-escolar de alunos com TOC frente das ambientações educacionais: uma exposição narrativa
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.10109Resumo
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é considerado uma condição psicopatológica caracterizada por quadros clínicos baseados nas expressões contínuas e consistentes de sintomas associados aos pensamentos repetitivos e intrusivos e aos comportamentos compulsivos perante do cotidiano do sujeito em suas especificações vivenciais e diagnósticas. No contexto educacional, observa-se que os alunos diagnosticados com TOC tendem a ter os seus resultados acadêmicos e experienciais comprometidos pelas diretrizes psicopatológicas de tal condição, revelando a pertinência dos trabalhos multi e interdisciplinares, assim como das formações continuadas dos profissionais da área da educação, com o intuito do acolhimento global do sujeito em seus carácteres globais. Partindo dos elementos supracitados, o presente estudo discute sobre a significância do desenvolvimento de estratégias e modelos interativos frente da inclusão social-escolar dos alunos com TOC frente das potencialidades e contradições das ambientações educacionais, levando em consideração a presença intrínseca das óticas multi e interdisciplinares. Para tanto, utilizou-se da revisão narrativa como metodologia orientadora das afirmações, conceituações e proposições levantadas, valendo-se de artigos científicos, capítulos de livro e obras especializadas como principal fonte de pesquisa, tendo as bases digitais do Google Acadêmico e Scielo como centralização das buscas. Sendo assim, visando compreender as noções gerais do TOC frente das possibilidades inclusivas no universo escolar-educacional, seguem os demais tópicos desse trabalho acadêmico, pautando-se em um viés dialógico-comunicativo em suass entrelinhas contextuais.
Palavras-chave: TOC. Educação Contemporânea. Inclusão Social. Inclusão Escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcos Vitor Costa Castelhano, Aldenice Barbosa dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cess