As condições psicopatológicas e os contextos escolares nos tempos atuais: uma exposição necessária
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.10111Resumo
As discussões psicopatológicas ganham variadas conotações perante dos âmbitos vivenciais e interativos, definindo-se que os domínios individuais-coletivos, assim como as entrelinhas subjetivas-determinantes, vão além de meras concepções noosológicas perante das contingências da díade saúde-doença em sentidos unitários, revelando que a Psicopatologia, enquanto ramo científico, media com elementos amplos e estruturantes. No âmbito educacional, observa-se um crescimento significativo de casos voltados aos transtornos mentais ou problemáticas associadas ao adoecimento psíquico perante das contextualizações escolares, transformando-se cada vez mais em uma questão de saúde pública em vista dos parâmetros nacionais e internacionais, fazendo-se necessário reformulações metodológicas e estratégicas. Para tal estudo, discorre-se sobre a pertinência dos diálogos e conhecimentos ligados a Psicopatologia, partindo de suas diferentes acepções técnicas-conceituais, diante das esquemáticas escolares-educacionais, trazendo à tona um conjunto de temáticas centrais para as consolidações profissionais nos âmbitos educativos, assim como as exposições interativas entre saúde e educação na contemporaneidade. Nos meios de pesquisa, utilizou-se do método de revisão narrativa como forma de organizar, planejar e exprimir os elementos levantados, valendo-se materiais acadêmicos variados, a exemplo dos artigos científicos, capítulos de livro e obras especializadas, como principal forma de busca, encontrando-se nas plataformas digitais do Google Acadêmico e Scielo. Sendo assim, exposto a necessidade e amplitude das condições psicopatológicas nas esquemáticas escolares-educativas, permeiam-se os demais tópicos desse estudo científico, refletindo sobre a pertinente dos conhecimentos em Psicopatologia nas formações educacionais-profissionais, como também nas elaborações das metodologias e intervenções perante da realidade estabelecida.
Palavras-chave: Psicopatologia. Educação. Escola. Contemporaneidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lidiane Torres Vieira, Jaciara Mayara Batista Fernandes, Marcos Vitor Costa Castelhano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cess