As possibilidades inclusivas de alunos diagnosticados com esquizofrenia perante da educação contemporânea: alusões dialógicas
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.10110Resumo
A esquizofrenia é considerada um transtorno mental grave, tendo o seu início, estatisticamente falando, nas constituições da adolescência ou no começa da vida adulta, sendo caracterizada por alguns sintomas centrais, a exemplo das distorções do pensamento, das disfunções atencionais, das desorganizações das emoções e da linguagem, entre outros. Nos âmbitos educacionais, aborda-se que os processos inclusivos-participativos e as intervenções metodológicos-técnicas fundamentados permitem o acolhimento global do sujeito diagnosticado com esquizofrenia defronte das possibilidades vivenciais e acadêmicas nos ambientes escolares, levando em consideração que as abordagens dialógicas e interdisciplinares são essenciais nas entrelinhas interativas. Para esse estudo, discute-se a significância das possibilidades inclusivas ofertante das contingências escolares-sociais perante dos alunos diagnosticados com esquizofrenia, levando em consideração as necessidades participativas-interativas perante das contingências da educação na contemporaneidade. Nos fins de pesquisa, valeu-se do método de revisão narrativa como de nortear as argumentações, organizações e prerrogativas do presente trabalho, utilizando-se de artigos científicos e outras produções científicas, encontradas nas plataformas digitais do Google Acadêmico e Web of Science, como principais fontes de pesquisa. Sendo assim, permeando as possibilidades inclusivas em seus contextos escolares-sociais perante dos alunos com esquizofrenia, seguem os demais tópicos e afirmativas voltadas as dinâmicas da educação na atualidade.
Palavras-chave: Inclusão. Educação. Escola. Esquizofrenia.
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