As possibilidades inclusivas de alunos diagnosticados com esquizofrenia perante da educação contemporânea: alusões dialógicas
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.10110Abstract
A esquizofrenia é considerada um transtorno mental grave, tendo o seu início, estatisticamente falando, nas constituições da adolescência ou no começa da vida adulta, sendo caracterizada por alguns sintomas centrais, a exemplo das distorções do pensamento, das disfunções atencionais, das desorganizações das emoções e da linguagem, entre outros. Nos âmbitos educacionais, aborda-se que os processos inclusivos-participativos e as intervenções metodológicos-técnicas fundamentados permitem o acolhimento global do sujeito diagnosticado com esquizofrenia defronte das possibilidades vivenciais e acadêmicas nos ambientes escolares, levando em consideração que as abordagens dialógicas e interdisciplinares são essenciais nas entrelinhas interativas. Para esse estudo, discute-se a significância das possibilidades inclusivas ofertante das contingências escolares-sociais perante dos alunos diagnosticados com esquizofrenia, levando em consideração as necessidades participativas-interativas perante das contingências da educação na contemporaneidade. Nos fins de pesquisa, valeu-se do método de revisão narrativa como de nortear as argumentações, organizações e prerrogativas do presente trabalho, utilizando-se de artigos científicos e outras produções científicas, encontradas nas plataformas digitais do Google Acadêmico e Web of Science, como principais fontes de pesquisa. Sendo assim, permeando as possibilidades inclusivas em seus contextos escolares-sociais perante dos alunos com esquizofrenia, seguem os demais tópicos e afirmativas voltadas as dinâmicas da educação na atualidade.
Palavras-chave: Inclusão. Educação. Escola. Esquizofrenia.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Allan Douglas Alves Santiago, Jackeline Bezerra Santiago, Marcos Vitor Costa Castelhano, José Fábio Bezerra da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cess