As condições psicopatológicas e os contextos escolares nos tempos atuais: uma exposição necessária
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.10111Abstract
As discussões psicopatológicas ganham variadas conotações perante dos âmbitos vivenciais e interativos, definindo-se que os domínios individuais-coletivos, assim como as entrelinhas subjetivas-determinantes, vão além de meras concepções noosológicas perante das contingências da díade saúde-doença em sentidos unitários, revelando que a Psicopatologia, enquanto ramo científico, media com elementos amplos e estruturantes. No âmbito educacional, observa-se um crescimento significativo de casos voltados aos transtornos mentais ou problemáticas associadas ao adoecimento psíquico perante das contextualizações escolares, transformando-se cada vez mais em uma questão de saúde pública em vista dos parâmetros nacionais e internacionais, fazendo-se necessário reformulações metodológicas e estratégicas. Para tal estudo, discorre-se sobre a pertinência dos diálogos e conhecimentos ligados a Psicopatologia, partindo de suas diferentes acepções técnicas-conceituais, diante das esquemáticas escolares-educacionais, trazendo à tona um conjunto de temáticas centrais para as consolidações profissionais nos âmbitos educativos, assim como as exposições interativas entre saúde e educação na contemporaneidade. Nos meios de pesquisa, utilizou-se do método de revisão narrativa como forma de organizar, planejar e exprimir os elementos levantados, valendo-se materiais acadêmicos variados, a exemplo dos artigos científicos, capítulos de livro e obras especializadas, como principal forma de busca, encontrando-se nas plataformas digitais do Google Acadêmico e Scielo. Sendo assim, exposto a necessidade e amplitude das condições psicopatológicas nas esquemáticas escolares-educativas, permeiam-se os demais tópicos desse estudo científico, refletindo sobre a pertinente dos conhecimentos em Psicopatologia nas formações educacionais-profissionais, como também nas elaborações das metodologias e intervenções perante da realidade estabelecida.
Palavras-chave: Psicopatologia. Educação. Escola. Contemporaneidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Lidiane Torres Vieira, Jaciara Mayara Batista Fernandes, Marcos Vitor Costa Castelhano
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cess