O protocolo spikes na comunicação de más notícias em saúde: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i1.10218

Palavras-chave:

Comunicação em saúde, Revelação da verdade, Empatia, Educação médica, Bioética

Resumo

Introdução: A competência de comunicação em saúde exigida para o cuidado está associada a melhores resultados e maiores índices de satisfação, em especial quando profissionais fornecem más notícias, que alteram negativamente a visão do paciente sobre seu futuro. O protocolo SPIKES, realizado em seis etapas, é abordagem didática relacionada ao câncer, mas tem sido usado em diversos cenários clínicos, como em doenças crônico-degenerativas e infertilidade, destacando o direito do paciente de não saber. Intervenções educacionais parecem eficazes para ensinar os educandos a lidar com esta competência. Objetivo: Identificar o papel do protocolo SPIKES na comunicação de más notícias em saúde. Metodologia: Busca bibliográfica de artigos em línguas inglesa ou portuguesa realizada no mês de agosto de 2023 nas bases eletrônicas de dados da literatura em saúde (MEDLINE e LILACS via BIREME, PUBMED, SciELO e SCOPUS), utilizando os termos “communication in health”, AND “breaking bad News” AND “SPIKES protocol”, sem limitação para o ano de publicação. Resultados: De 175 artigos incialmente identificados foram selecionados 39, excluídos aqueles que não atendiam à pesquisa, permanecendo 19 que embasaram a revisão. O protocolo SPIKES é plataforma valiosa, cujos modelos de comunicação centrados nas preferências dos pacientes podem resultar em melhores resultados de tratamento. Conclusão: Comunicação de más notícias é tarefa difícil para profissionais de saúde, para a qual a educação médica oferece pouca preparação, pois as habilidades de comunicação não são parte essencial dos currículos. O protocolo SPIKES fornece mensagem clara e compreensível de acordo com as necessidades e desejos dos pacientes.

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Biografia do Autor

José Marcos Girardi, Faculdade Moinhos de Vento, Rio Grande do Sul

Doutorado em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG. Mestrado em Medicina na área de concentração em Cardiologia UERJ. Especialista em Cardiologia pela Residência Médica Hospital dos Servidores do Estado do RJ, Instituto de pós-graduação médica do RJ, Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira. Atuou no Serviço de Cardiologia do Hospital Universitário-Universidade Federal de Juiz de Fora e Serviço de Hipertensão, Diabetes e Obesidade DCE/PAM Marechal, Juiz de Fora – MG; Professor do programa de Pós-Graduação Sabin Ensino e Pesquisa, Juiz de Fora; Sabincor - Juiz de Fora-MG; Especialização em Preceptoria multiprofissional na área de saúde pela Faculdade Moinhos de Vento/PROADI-SUS/Ministério da Saúde

Beatriz Amélia Monteiro de Andrade, Faculdade Moinhos de Vento, Rio Grande do Sul

Mestrado em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais

 

Flavio Rogerio de Carvalho Leao , Faculdade Moinhos de Vento, Rio Grande do Sul

Especialização em Preceptoria Multiprofissional na Área de Saúde, Faculdades Moinhos de Vento, PROADI/SUS/Ministério da Saúde

Mairla Machado Protazio , Faculdade Moinhos de Vento, Rio Grande do Sul

Especialização em Preceptoria Multiprofissional na Área de Saúde, Faculdades Moinhos de Vento, PROADI/SUS/Ministério da Saúde

Márcia Pedrosa de Oliveira, Faculdade Moinhos de Vento, Rio Grande do Sul

Especialização em Preceptoria Multiprofissional na Área de Saúde, Faculdades Moinhos de Vento, PROADI/SUS/Ministério da Saúde

Cristianne Soares Chaves , Faculdade Moinhos de Vento, Rio Grande do Sul

Doutorado em Saúde Pública, Universidade de Ciências Empresariais, UCES, Argentina

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Publicado

2024-02-09

Como Citar

Girardi, J. M., Andrade, B. A. M. de, Leao , F. R. de C., Protazio , M. M., Oliveira, M. P. de, & Chaves , C. S. (2024). O protocolo spikes na comunicação de más notícias em saúde: revisão integrativa. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(1), 142–150. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i1.10218

Edição

Seção

Artigos