O protocolo spikes na comunicação de más notícias em saúde: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v14i1.10218Palabras clave:
Comunicação em saúde, Revelação da verdade, Empatia, Educação médica, BioéticaResumen
Introdução: A competência de comunicação em saúde exigida para o cuidado está associada a melhores resultados e maiores índices de satisfação, em especial quando profissionais fornecem más notícias, que alteram negativamente a visão do paciente sobre seu futuro. O protocolo SPIKES, realizado em seis etapas, é abordagem didática relacionada ao câncer, mas tem sido usado em diversos cenários clínicos, como em doenças crônico-degenerativas e infertilidade, destacando o direito do paciente de não saber. Intervenções educacionais parecem eficazes para ensinar os educandos a lidar com esta competência. Objetivo: Identificar o papel do protocolo SPIKES na comunicação de más notícias em saúde. Metodologia: Busca bibliográfica de artigos em línguas inglesa ou portuguesa realizada no mês de agosto de 2023 nas bases eletrônicas de dados da literatura em saúde (MEDLINE e LILACS via BIREME, PUBMED, SciELO e SCOPUS), utilizando os termos “communication in health”, AND “breaking bad News” AND “SPIKES protocol”, sem limitação para o ano de publicação. Resultados: De 175 artigos incialmente identificados foram selecionados 39, excluídos aqueles que não atendiam à pesquisa, permanecendo 19 que embasaram a revisão. O protocolo SPIKES é plataforma valiosa, cujos modelos de comunicação centrados nas preferências dos pacientes podem resultar em melhores resultados de tratamento. Conclusão: Comunicação de más notícias é tarefa difícil para profissionais de saúde, para a qual a educação médica oferece pouca preparação, pois as habilidades de comunicação não são parte essencial dos currículos. O protocolo SPIKES fornece mensagem clara e compreensível de acordo com as necessidades e desejos dos pacientes.
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