Educação Emocional nas Escolas: preparando estudantes para os desafios do século XXI

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DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i2.10539

Resumo

No cenário educacional contemporâneo, a educação emocional emerge como uma peça fundamental para promover o bem-estar e o desenvolvimento integral dos estudantes. O reconhecimento crescente das competências socioemocionais impulsiona educadores, pesquisadores e formuladores de políticas a integrá-la de forma mais efetiva ao currículo escolar. Surge, então, a pergunta norteadora de nossa investigação: como os programas de educação emocional preparam os estudantes para enfrentar os desafios do século XXI? Diante dessa indagação complexa, este estudo propõe uma revisão integrativa da literatura sobre a educação emocional nas escolas. O objetivo principal é investigar tanto a relevância quanto os impactos desses programas. Para alcançar esse propósito, delineamos objetivos específicos: (1) analisar os fundamentos teóricos da educação emocional, (2) investigar os benefícios associados aos programas e (3) explorar diferentes modelos de implementação e avaliar sua eficácia e sustentabilidade a longo prazo. Espera-se que essa análise proporcione insights valiosos não apenas para educadores, mas também para pesquisadores e formuladores de políticas educacionais.

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Referências

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Publicado

2024-06-11 — Atualizado em 2024-07-22

Versões

Como Citar

Dias, D. P., Cruz, H. K. D. da, Silva, J. S., Martins, J. L., Alves, J. E. D., Brasileiro, R. Q. S., Santos, V. B. dos, & Ferreira, Y. da P. (2024). Educação Emocional nas Escolas: preparando estudantes para os desafios do século XXI. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(2), 337–340. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i2.10539 (Original work published 11º de junho de 2024)

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