O uso de tecnologias emergentes na educação no século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i3.10663

Resumo

As inovações tecnológicas estão revolucionando o mundo, provocando transformações marcantes em diversos setores da sociedade, inclusive na educação. No entanto, é importante destacar que a escola, representada por professores, gestores e coordenadores pedagógicos, enfrenta o desafio de integrar a cultura digital ao currículo escolar. A abordagem metodológica empregada nesta investigação foi uma revisão integrativa da literatura. Para examinar a questão proposta e integrar, avaliar e sintetizar os achados de estudos relevantes, foram aplicadas técnicas padronizadas de análise e replicação de estudos similares. A análise dos artigos revela que a integração de tecnologias emergentes na educação do século XXI tem o potencial de transformar significativamente as práticas pedagógicas e melhorar os resultados de aprendizagem dos estudantes. No entanto, a efetiva implementação dessas tecnologias ainda enfrenta desafios consideráveis, como a necessidade de formação contínua de professores, a integração cuidadosa no currículo e a superação das barreiras de inclusão digital e equidade. Em síntese, a integração de tecnologias emergentes na educação tem o potencial de promover inovações significativas e melhorar os resultados de aprendizagem, desde que os desafios técnicos, sociais e éticos sejam adequadamente abordados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVARADO, L. F. V.; MACIAS, J. F. V. Tecnologías emergentes aplicadas a la educación. Dominio de las Ciencias, v. 9, n. 4, p. 668–780, 8 out. 2023.

ALVES, M.R et al. Revisão da literatura e suas diferentes características. Editora Científica Digitas, v. 4, p. 46-53, 2022.

HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Juventudes, tecnologias e educação: contextos emergentes. Roteiro, v. 45, p. 1–24, 19 jun. 2020.

KÖCHE, J.C. (2016). Fundamentos de metodologia científica. Petrópolis, RJ. Editora Vozes, 2016.

LIMA, M. D. B. As tecnologias emergentes e os planos de ação para o desenvolvimento digital das escolas. Disponível em: <https://repositorio.ul.pt/handle/10451/56616>. Acesso em: 16 jul. 2024.

PONTES, V. M. A. DA S. AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO: O USO DE TECNOLOGIA E NOVAS METODOLOGIAS. Revista Ilustração, v. 4, n. 2, p. 125–129, 7 ago. 2023.

SALES, M. V. S.; KENSKI, V. M. Sentidos da inovação em suas relações com a Educação e as tecnologias. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 30, n. 64, p. 19–35, 19 nov. 2021.

SANTOS, S. M. A. V. et al. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO. Revista Contemporânea, v. 4, n. 1, p. 1850–1870, 18 jan. 2024.

Downloads

Publicado

2024-07-24

Como Citar

Santana , A. D. de, Sousa , J. R. R. de, Alves , S. L. de B., Oliveira, J. A. de, Silva, M. A. da, Dias , D. P., Silva , P. F. da, & Nogueira , V. E. F. (2024). O uso de tecnologias emergentes na educação no século XXI. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(3), 528–532. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i3.10663

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)