Ação educativa sobre tuberculose para agentes comunitários de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i4.10614

Resumo

Objetivo: Realizar uma intervenção educativa sobre Tuberculose para os ACS de uma Unidade de Atenção Primária a Saúde. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, baseado nos pressupostos de uma pesquisa-ação. Foi realizada uma oficina educativa sobre Tuberculose, seguido da aplicação de questionário e roda de conversa. Resultados: Os resultados provenientes do questionário mostram que os ACS possuem domínio do tema nas questões referentes ao modo de transmissão, sinais e sintomas, infecção latente, tratamento e contatos. Nos demais tópicos identificou-se uma discrepância no conhecimento prévio entre os participantes e os eixos com maior dificuldade de conhecimento foram relacionados a definição e etiologia, modo de transmissão, principal sintoma, diagnóstico e tratamento diretamente observado. Os resultados obtidos após a oficina educativa constatam uma significativa melhora em relação ao conhecimento das ACS. Considerações finais: A atividade desenvolvida alcançou o efeito almejado e ressalta que ações educativas são efetivas e devem ser realizadas periodicamente.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ledymara Cunha dos Santos, Escola de Saúde Pública do Ceará

Enfermeira. Pós-graduanda em Terapia Intensiva e Especialista em Saúde Mental Coletiva pela Escola de Saúde Pública (ESP/Ce). Residente em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública (ESP/Ce).

Roberta Duarte Maia Barakat, Universidade Estadual do Ceará

Mestrado em Saúde Coletiva (em andamento) pela Universidade Estadual do Ceará (2017), Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2004), Especialização em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Estadual do Ceará (2009), Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS pelo Instituto Sírio - Libanês de Ensino - Libanês - IEP/HSL (2013), Especialização em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) com experiência de atuação na Atenção Primária como Assistente Social da Estratégia de Saúde da Família - ESF e Núcleo Ampliado de Saúde da Família - NASF, atuou como preceptora do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde - PET-Saúde/Rede Cegonha pela Universidade de Fortaleza (2009 e 2013). Terapêuta Reikiana e Terapêuta do Resgate da Auto-estima (MISMEC/UFC). Docente do curso de Especialização em Saúde Pública do Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cultura do Ceará - IDECC/Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Contribuiu como Professora visitante e Coordenadora de Projetos de Qualificação de Gestores do SUS no Ceará e Cursos Integrados de Gestão em Saúde, Tutora na modalidade de Educação à Distância  e presenciais dos Cursos de Aperfeiçoamento em Gestão do SUS da Escola de Saúde Pública do Ceará. Atuou na Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), no Núcleo de Valorização, Negociação e Educação no Trabalho (NUVEN) da Coordenadoria de Gestão da Educação Permanente em Saúde (CGEPS) e colabora como teleconsultora do Telessaúde Brasil Redes/SESA.  Membro do grupo de pesquisa interdisciplinar com abordagem eco-bio-social das doenças transmitidas por vetores da Universidade Estadual do Ceará, com o suporte do TDR/OMS em colaboração com IDRC - Canadá, Fundación Santa Fé - Bogotá/Colombia, UADY/Mexico.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Cunha dos Santos, L., Barakat, R. D. M., da Silva, F. R., & de Araújo, T. B. (2024). Ação educativa sobre tuberculose para agentes comunitários de saúde. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(4), 545–551. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i4.10614

Edição

Seção

Artigos