Ação educativa sobre tuberculose para agentes comunitários de saúde
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v14i4.10614Resumo
Objetivo: Realizar uma intervenção educativa sobre Tuberculose para os ACS de uma Unidade de Atenção Primária a Saúde. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, baseado nos pressupostos de uma pesquisa-ação. Foi realizada uma oficina educativa sobre Tuberculose, seguido da aplicação de questionário e roda de conversa. Resultados: Os resultados provenientes do questionário mostram que os ACS possuem domínio do tema nas questões referentes ao modo de transmissão, sinais e sintomas, infecção latente, tratamento e contatos. Nos demais tópicos identificou-se uma discrepância no conhecimento prévio entre os participantes e os eixos com maior dificuldade de conhecimento foram relacionados a definição e etiologia, modo de transmissão, principal sintoma, diagnóstico e tratamento diretamente observado. Os resultados obtidos após a oficina educativa constatam uma significativa melhora em relação ao conhecimento das ACS. Considerações finais: A atividade desenvolvida alcançou o efeito almejado e ressalta que ações educativas são efetivas e devem ser realizadas periodicamente.
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