Educational action on tuberculosis for community health workers

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i4.10614

Resumen

Objetivo: Realizar una intervención educativa sobre Tuberculosis para los Agentes Comunitarios de Salud (ACS) de una Unidad de Atención Primaria de Salud. Método: Este estudio cualitativo se basa en los supuestos de la investigación-acción. A un taller educativo sobre Tuberculosis le siguió un cuestionario y un círculo de conversación. Resultados: Los resultados del cuestionario evidencian que los ACS dominan el tema de modos de transmisión, signos y síntomas, infección latente, tratamiento y contactos. Se identificó discrepancia en conocimientos previos entre los participantes en los demás temas, siendo las áreas con mayor dificultad de conocimiento la relativa a definición y etiología, modo de transmisión, síntoma principal, diagnóstico y tratamiento directamente observado. Los resultados tras el taller educativo muestran una mejora significativa en cuanto al conocimiento de ACS. Consideraciones finales: La actividad desarrollada logró el efecto deseado y resalta que las acciones educativas son efectivas y deben realizarse periódicamente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ledymara Cunha dos Santos, Escola de Saúde Pública do Ceará

Enfermeira. Pós-graduanda em Terapia Intensiva e Especialista em Saúde Mental Coletiva pela Escola de Saúde Pública (ESP/Ce). Residente em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública (ESP/Ce).

Roberta Duarte Maia Barakat, Universidade Estadual do Ceará

Mestrado em Saúde Coletiva (em andamento) pela Universidade Estadual do Ceará (2017), Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2004), Especialização em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Estadual do Ceará (2009), Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS pelo Instituto Sírio - Libanês de Ensino - Libanês - IEP/HSL (2013), Especialização em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) com experiência de atuação na Atenção Primária como Assistente Social da Estratégia de Saúde da Família - ESF e Núcleo Ampliado de Saúde da Família - NASF, atuou como preceptora do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde - PET-Saúde/Rede Cegonha pela Universidade de Fortaleza (2009 e 2013). Terapêuta Reikiana e Terapêuta do Resgate da Auto-estima (MISMEC/UFC). Docente do curso de Especialização em Saúde Pública do Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cultura do Ceará - IDECC/Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Contribuiu como Professora visitante e Coordenadora de Projetos de Qualificação de Gestores do SUS no Ceará e Cursos Integrados de Gestão em Saúde, Tutora na modalidade de Educação à Distância  e presenciais dos Cursos de Aperfeiçoamento em Gestão do SUS da Escola de Saúde Pública do Ceará. Atuou na Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), no Núcleo de Valorização, Negociação e Educação no Trabalho (NUVEN) da Coordenadoria de Gestão da Educação Permanente em Saúde (CGEPS) e colabora como teleconsultora do Telessaúde Brasil Redes/SESA.  Membro do grupo de pesquisa interdisciplinar com abordagem eco-bio-social das doenças transmitidas por vetores da Universidade Estadual do Ceará, com o suporte do TDR/OMS em colaboração com IDRC - Canadá, Fundación Santa Fé - Bogotá/Colombia, UADY/Mexico.

Publicado

2024-12-02

Cómo citar

Cunha dos Santos, L., Barakat, R. D. M., da Silva, F. R., & de Araújo, T. B. (2024). Educational action on tuberculosis for community health workers . Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(4), 545–551. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i4.10614

Número

Sección

ARTÍCULOS