Uso Da Realidade Virtual Como Recurso Fisioterapêutico De Reabilitação Para Prevenção De Quedas Em Idosos
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v15i1.10690Palavras-chave:
Fisioterapia, Tecnologia, FuncionalidadeResumo
A saúde da população global vem sofrendo mudanças importantes nas condições socioeconômicas, levando a uma alteração significativa na composição demográfica, ocasionando um aumento na proporção de idosos, consequentemente, esse aumento da longevidade acarreta em possíveis complicações em todos os sistemas do corpo, englobando o sistema muscular, ósseo e nervoso. A fisioterapia direciona sua atenção para a saúde dos idosos, preserva e aprimora a funcionalidade, visa a independência do indivíduo e a melhoria da qualidade de vida. Além das abordagens convencionais da fisioterapia, uma opção adicional que pode ser explorada é a reabilitação através da realidade virtual. Este artigo tem como objetivo verificar a contribuição da realidade virtual como recurso fisioterapêutico de reabilitação, com foco na prevenção de quedas em idosos. Uma revisão de literatura conduzida na PubMed, Physiotherapy Evidence Database (PEDro) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) trazem os recursos Nintendo WII associado a plataforma Balance Board, Xbox 360 Kinect e esteira não motorizada associada ao vídeo fluxo óptico. Todos os resultados encontrados, dentro de suas particularidades, mostraram-se eficazes, com bons resultados nos testes de parâmetros de cada autor. Esses achados destacam a importância da realidade virtual como recurso fisioterapêutico de reabilitação para prevenção de quedas em idosos. É possível concluir que a realidade virtual constitui como uma ferramenta eficaz e versátil para melhorar o equilíbrio, a mobilidade funcional e reduzir o risco de quedas em idosos.
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