Portfólio reflexivo: Uma ferramenta de avaliação
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v14i1.10244Resumo
Introdução: Dentre metodologias inovadoras de ensino, aprendizagem e avaliação, destaca-se o portfólio como método de estímulo ao pensamento reflexivo, potencial processo pedagógico que auxilia os estudantes a se transformarem em pessoas ativas, em investigadores críticos. Esta metodologia retrata história de vida do estudante, seus progressos e realizações, destacando sua participação na seleção e julgamento dos conteúdos procurados, o que promove uma reflexão e o desenvolvimento da capacidade crítica. Objetivo: Este estudo tem como objetivo compreender a visão do estudante sobre o portfólio reflexivo como método de avaliação. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica qualitativa, incluindo artigos publicados entre 2012 e 2022, nas plataformas digitais Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), de artigos nacionais e internacionais. Resultados: Foram eleitos 5 artigos científicos que mencionaram o portfólio reflexivo como meio de avaliação, aplicados na área da saúde, com foco na visão do estudante em relação ao método de avaliação portfólio reflexivo. Discussão: Pesquisadores apontam a autocrítica/crítica reflexiva como o eixo principal dos resultados dos alunos. Apresentam tendência ao estímulo da prática reflexiva, reflexão em suas narrativas. Dicentes afirmam o caráter avaliativo do portfólio reflexivo como estratégia de autoavaliação. Ressaltam o entrelaçar da teoria e prática vivenciada como segundo ponto, evidenciando grau de aprendizagem, estimulando a prática reflexiva, auxiliando na organização do aprendizado. Recorrem ao PR como um instrumento de construção de conhecimento. Conclusão: É uma ferramenta que promove aprendizagem através da avaliação, incentiva aprendizagem ativa e oportuniza a independência do aluno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tamiris Dellangelo, Carol Mayara Hoffmann
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cess