Portfólio reflexivo: Uma ferramenta de avaliação

Autores/as

  • Tamiris Dellangelo Moinho dos Ventos
  • Carol Mayara Hoffmann

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i1.10244

Resumen

Introdução: Dentre metodologias inovadoras de ensino, aprendizagem e avaliação, destaca-se o portfólio como método de estímulo ao pensamento reflexivo, potencial processo pedagógico que auxilia os estudantes a se transformarem em pessoas ativas, em investigadores críticos. Esta metodologia retrata história de vida do estudante, seus progressos e realizações, destacando sua participação na seleção e julgamento dos conteúdos procurados, o que promove uma reflexão e o desenvolvimento da capacidade crítica. Objetivo: Este estudo tem como objetivo compreender a visão do estudante sobre o portfólio reflexivo como método de avaliação. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica qualitativa, incluindo artigos publicados entre 2012 e 2022, nas plataformas digitais Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), de artigos nacionais e internacionais. Resultados: Foram eleitos 5 artigos científicos que mencionaram o portfólio reflexivo como meio de avaliação, aplicados na área da saúde, com foco na visão do estudante em relação ao método de avaliação portfólio reflexivo. Discussão: Pesquisadores apontam a autocrítica/crítica reflexiva como o eixo principal dos resultados dos alunos. Apresentam tendência ao estímulo da prática reflexiva, reflexão em suas narrativas. Dicentes afirmam o caráter avaliativo do portfólio reflexivo como estratégia de autoavaliação. Ressaltam o entrelaçar da teoria e prática vivenciada como segundo ponto, evidenciando grau de aprendizagem, estimulando a prática reflexiva, auxiliando na organização do aprendizado. Recorrem ao PR como um instrumento de construção de conhecimento. Conclusão: É uma ferramenta que promove aprendizagem através da avaliação, incentiva aprendizagem ativa e oportuniza a independência do aluno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2024-01-02

Cómo citar

Dellangelo, T., & Hoffmann, C. M. (2024). Portfólio reflexivo: Uma ferramenta de avaliação. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(1), 26–33. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i1.10244

Número

Sección

ARTÍCULOS