Contribuições pedagógicas sobre o tema biopirataria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i3.10836

Palavras-chave:

Biopirataria, Biodiversidade, Educação ambiental, Livros didáticos

Resumo

O Brasil possui a maior biodiversidade do mundo com inúmeras espécies animais e vegetais espalhadas por nossos diferentes biomas, este dado somado à legislação insuficiente e a ganância exploratória vigente faz com que nosso país seja alvo constante de biopirataria. Os livros didáticos são ferramentas reconhecidas no processo de ensino aprendizagem e auxiliam na difusão da Educação Ambiental. O presente trabalho objetivou avaliar a presença do tema biopirataria em livros didáticos e mídias eletrônicas, bem como, auxiliar os docentes de ensino fundamental e médio a incluir tal tema em seu cotidiano escolar. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa e exploratória, de caráter predominantemente descritivo. Foram avaliados diferentes livros didáticos de escolas municipais da cidade de Ponta Grossa/PR, do 6º ao 1º ano do ensino médio. A busca por notícias foi feita na plataforma de busca “Google” com data de publicação entre 2010 a 2022. Observou-se que o assunto biopirataria esteve muito pouco presente nos livros didáticos e nas mídias eletrônicas analisadas. Dado preocupante, levando em conta a importância da temática e a necessidade da conscientização ambiental desde os anos escolares iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente (MMA). Biodiversidade. Disponível em: <https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/biodiversidade>. Acesso em: 01.jul.22.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente (MMA). Convenção Sobre Diversidade Biológica. 2020. https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/biodiversidade/convencao-sobre-diversidade-biologica. Acesso em: 08 dez 2022.

BRASIL; Ministério da Educação (MEC); Conselho Nacional de Educação (CNE). Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Disponível em: < Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base (mec.gov.br) >. Brasília: MEC. 2018. Acesso em: 10 dez. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 3 dez. de 2022.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília,1999. Disponível em: < L9795 (planalto.gov.br) >. Acesso em: 10 dez. de 2022.

Organização das Nações Unidas (ONU). Convenção da Diversidade Biológica (CDB). Rio de Janeiro, 1992. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1998/anexos/and2519-98.pdf. Acesso em: 07 dez 2022.

CESAD, Universidade Federal de Sergipe (UFS). Biomas e Ecossistema. Disponível em:https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/11173816022012Biogeografia_I_aula_6.pdf. Acesso em: 08.dez.2022.

FIGUEROA, R. G., Patrimônio Genético - Os Impactos Do Marco Legal Da Biodiversidade Brasileira E Suas Implicações Na Pesquisa, Na Sociedade E Na Economia. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais, 2021.

FIORILLO, Celso Antônio Pacheco e DIÁFERIA, Adriana. Biodiversidade, Patrimônio Genético e Biotecnologia no Direito Ambiental. 2ª ed. São Paulo: Editora Saraiva. 2017.

FREELAND-BRASIL; WWF-BRASIL. Recomendações Para O Fortalecimento Do Marco Regulatório E Institucional De Combate Ao Tráfico De Animais Silvestres. 2021. Disponível em: https://wwfbr.awsassets.panda.org/downloads/combate_ao_trafico_de_especies___final_1.pdf. Acesso em: 11 dez 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas S/A, 2002.

GOMES, Rodrigo Carneiro. O Controle e a Repressão da Biopirataria no Brasil. Disponível em: <https://www.cjf.jus.br/caju/amb3.pdf>. Acesso em 01.jul.22.

GOMES; SAMPAIO. Biopirataria E Conhecimentos Tradicionais: As Faces Do Biocolonialismo E Sua Regulação. Veredas do Direito, Belo Horizonte, v.16, n.34, 2019.

GONÇALVES; TERRA; NASCIMENTO JR. Possibilidades de abordagens da Educação Ambiental no cinema: Um diálogo crítico a partir do filme “Rio”. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental. v. 16, n. 1, 2020.

LARANGEIRA, et al. Biopirataria: informação e efetivo combate. Revista Juris FIB, v.2, 2011.

MEDEIROS, A.; MENDONÇA, M.; SOUSA, G.; OLIVEIRA, I. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, set. 2011.

MELO, J.D. Educação Ambiental Em Livros Didáticos: Análise De Uma Coleção De Livros De Química Do PNLD 2018-2020 para o Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.

MENEZES, G. D.; MIRANDA, M. A. O Lugar Da Educação Ambiental Na Nova Base Nacional Comum Curricular Para O Ensino Médio. Revista Educação Ambiental em Ação, n. 75, 2021.

RENCTAS. Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres. Disponível em: <https://renctas.org.br>. Acesso em: 11 dez 2022.

SACCARO, JR. A regulamentação de acesso a recursos genéticos e repartição de benefícios: disputas dentro e fora do Brasil. Ambient. Soc. n. 14, v.1, 2011.

SANTILLI, J. Biodiversidade e conhecimentos tradicionais associados: novos avanços e impasses na criação de regimes legais de proteção. Revista de Direito Ambiental, São Paulo, v. 8, no 29, p. 83-97, 2003.

SANTOS, A. C et al. Biopirataria: impacto socioambiental no Brasil. 17º Congresso Nacional do Meio Ambiente. ISSN on-line: nº 2317-9686. v. 12, n.1, 2020. Disponível em: <http://www.meioambientepocos.com.br/ANAIS%202020/192%20Biopirataria.pdf>. Acesso em 01.jul.22.

SELLTIZ, C.; JAHODA, M.; DEUTSCH, M. Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais. São Paulo: EDUSP, 1974.

SILVA, E. LUCIA; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4 ed. Florianópolis: UFSC, 2005.

SILVA, RIBEIRO, FERREIRA. Biopirataria E Explorações Ocorridas No Brasil: Um Relato-Denúncia de Práticas Criminosas contra povos Indígenas. Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 9, n. 1, janeiro-abril, 2021.

SILVEIRA, F.L.; LOPES, R.M. Censo da vida marinha (CoML): OBIS - continuidade e expansão do serviço no Brasil que disponibiliza na internet registros de biodiversidade marinha. São Leopoldo: UNISINOS. 2008. Disponível em: http://www.unisinos.br/graduacao/files/resumo_aulainaugural.pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.

VOLTANI, J.C.; NAVARRO, R.M.S. Panorama da educação ambiental nas escolas públicas. Monografias Ambientais, Cascavel, v. 6, n. 6, p.1322-1340, 2012.

Downloads

Publicado

2024-09-27

Como Citar

Janz, F. de L., Janz, L. de L., Meister, M. S., & Silva, R. de C. da. (2024). Contribuições pedagógicas sobre o tema biopirataria. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(3), 736–744. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i3.10836

Edição

Seção

Artigos