Contribuições pedagógicas sobre o tema biopirataria
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v14i3.10836Palavras-chave:
Biopirataria, Biodiversidade, Educação ambiental, Livros didáticosResumo
O Brasil possui a maior biodiversidade do mundo com inúmeras espécies animais e vegetais espalhadas por nossos diferentes biomas, este dado somado à legislação insuficiente e a ganância exploratória vigente faz com que nosso país seja alvo constante de biopirataria. Os livros didáticos são ferramentas reconhecidas no processo de ensino aprendizagem e auxiliam na difusão da Educação Ambiental. O presente trabalho objetivou avaliar a presença do tema biopirataria em livros didáticos e mídias eletrônicas, bem como, auxiliar os docentes de ensino fundamental e médio a incluir tal tema em seu cotidiano escolar. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa e exploratória, de caráter predominantemente descritivo. Foram avaliados diferentes livros didáticos de escolas municipais da cidade de Ponta Grossa/PR, do 6º ao 1º ano do ensino médio. A busca por notícias foi feita na plataforma de busca “Google” com data de publicação entre 2010 a 2022. Observou-se que o assunto biopirataria esteve muito pouco presente nos livros didáticos e nas mídias eletrônicas analisadas. Dado preocupante, levando em conta a importância da temática e a necessidade da conscientização ambiental desde os anos escolares iniciais.
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