Contribuições pedagógicas sobre o tema biopirataria
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v14i3.10836Palavras-chave:
Biopirataria, Biodiversidade, Educação ambiental, Livros didáticosResumo
O Brasil possui a maior biodiversidade do mundo com inúmeras espécies animais e vegetais espalhadas por nossos diferentes biomas, este dado somado à legislação insuficiente e a ganância exploratória vigente faz com que nosso país seja alvo constante de biopirataria. Os livros didáticos são ferramentas reconhecidas no processo de ensino aprendizagem e auxiliam na difusão da Educação Ambiental. O presente trabalho objetivou avaliar a presença do tema biopirataria em livros didáticos e mídias eletrônicas, bem como, auxiliar os docentes de ensino fundamental e médio a incluir tal tema em seu cotidiano escolar. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa e exploratória, de caráter predominantemente descritivo. Foram avaliados diferentes livros didáticos de escolas municipais da cidade de Ponta Grossa/PR, do 6º ao 1º ano do ensino médio. A busca por notícias foi feita na plataforma de busca “Google” com data de publicação entre 2010 a 2022. Observou-se que o assunto biopirataria esteve muito pouco presente nos livros didáticos e nas mídias eletrônicas analisadas. Dado preocupante, levando em conta a importância da temática e a necessidade da conscientização ambiental desde os anos escolares iniciais.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente (MMA). Biodiversidade. Disponível em: <https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/biodiversidade>. Acesso em: 01.jul.22.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente (MMA). Convenção Sobre Diversidade Biológica. 2020. https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/biodiversidade/convencao-sobre-diversidade-biologica. Acesso em: 08 dez 2022.
BRASIL; Ministério da Educação (MEC); Conselho Nacional de Educação (CNE). Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Disponível em: < Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base (mec.gov.br) >. Brasília: MEC. 2018. Acesso em: 10 dez. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 3 dez. de 2022.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília,1999. Disponível em: < L9795 (planalto.gov.br) >. Acesso em: 10 dez. de 2022.
Organização das Nações Unidas (ONU). Convenção da Diversidade Biológica (CDB). Rio de Janeiro, 1992. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1998/anexos/and2519-98.pdf. Acesso em: 07 dez 2022.
CESAD, Universidade Federal de Sergipe (UFS). Biomas e Ecossistema. Disponível em:https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/11173816022012Biogeografia_I_aula_6.pdf. Acesso em: 08.dez.2022.
FIGUEROA, R. G., Patrimônio Genético - Os Impactos Do Marco Legal Da Biodiversidade Brasileira E Suas Implicações Na Pesquisa, Na Sociedade E Na Economia. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais, 2021.
FIORILLO, Celso Antônio Pacheco e DIÁFERIA, Adriana. Biodiversidade, Patrimônio Genético e Biotecnologia no Direito Ambiental. 2ª ed. São Paulo: Editora Saraiva. 2017.
FREELAND-BRASIL; WWF-BRASIL. Recomendações Para O Fortalecimento Do Marco Regulatório E Institucional De Combate Ao Tráfico De Animais Silvestres. 2021. Disponível em: https://wwfbr.awsassets.panda.org/downloads/combate_ao_trafico_de_especies___final_1.pdf. Acesso em: 11 dez 2022.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas S/A, 2002.
GOMES, Rodrigo Carneiro. O Controle e a Repressão da Biopirataria no Brasil. Disponível em: <https://www.cjf.jus.br/caju/amb3.pdf>. Acesso em 01.jul.22.
GOMES; SAMPAIO. Biopirataria E Conhecimentos Tradicionais: As Faces Do Biocolonialismo E Sua Regulação. Veredas do Direito, Belo Horizonte, v.16, n.34, 2019.
GONÇALVES; TERRA; NASCIMENTO JR. Possibilidades de abordagens da Educação Ambiental no cinema: Um diálogo crítico a partir do filme “Rio”. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental. v. 16, n. 1, 2020.
LARANGEIRA, et al. Biopirataria: informação e efetivo combate. Revista Juris FIB, v.2, 2011.
MEDEIROS, A.; MENDONÇA, M.; SOUSA, G.; OLIVEIRA, I. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, set. 2011.
MELO, J.D. Educação Ambiental Em Livros Didáticos: Análise De Uma Coleção De Livros De Química Do PNLD 2018-2020 para o Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.
MENEZES, G. D.; MIRANDA, M. A. O Lugar Da Educação Ambiental Na Nova Base Nacional Comum Curricular Para O Ensino Médio. Revista Educação Ambiental em Ação, n. 75, 2021.
RENCTAS. Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres. Disponível em: <https://renctas.org.br>. Acesso em: 11 dez 2022.
SACCARO, JR. A regulamentação de acesso a recursos genéticos e repartição de benefícios: disputas dentro e fora do Brasil. Ambient. Soc. n. 14, v.1, 2011.
SANTILLI, J. Biodiversidade e conhecimentos tradicionais associados: novos avanços e impasses na criação de regimes legais de proteção. Revista de Direito Ambiental, São Paulo, v. 8, no 29, p. 83-97, 2003.
SANTOS, A. C et al. Biopirataria: impacto socioambiental no Brasil. 17º Congresso Nacional do Meio Ambiente. ISSN on-line: nº 2317-9686. v. 12, n.1, 2020. Disponível em: <http://www.meioambientepocos.com.br/ANAIS%202020/192%20Biopirataria.pdf>. Acesso em 01.jul.22.
SELLTIZ, C.; JAHODA, M.; DEUTSCH, M. Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais. São Paulo: EDUSP, 1974.
SILVA, E. LUCIA; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4 ed. Florianópolis: UFSC, 2005.
SILVA, RIBEIRO, FERREIRA. Biopirataria E Explorações Ocorridas No Brasil: Um Relato-Denúncia de Práticas Criminosas contra povos Indígenas. Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 9, n. 1, janeiro-abril, 2021.
SILVEIRA, F.L.; LOPES, R.M. Censo da vida marinha (CoML): OBIS - continuidade e expansão do serviço no Brasil que disponibiliza na internet registros de biodiversidade marinha. São Leopoldo: UNISINOS. 2008. Disponível em: http://www.unisinos.br/graduacao/files/resumo_aulainaugural.pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.
VOLTANI, J.C.; NAVARRO, R.M.S. Panorama da educação ambiental nas escolas públicas. Monografias Ambientais, Cascavel, v. 6, n. 6, p.1322-1340, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Felipe de Lara Janz, Luana de Lara Janz, Marilise Silva Meister, Rodrigo de Cássio da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cess