Inclusão de alunos com transtornos de desenvolvimento no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i3.10877

Resumo

Este trabalho aborda a inclusão de estudantes com transtornos de desenvolvimento no ensino médio, destacando os desafios enfrentados no ambiente escolar e as oportunidades para promover a aprendizagem deles. Os transtornos de desenvolvimento incluem condições que afetam o crescimento cognitivo, motor e comportamental, como o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). O estudo tem como objetivo identificar as principais barreiras à inclusão e propor práticas pedagógicas que favoreçam a equidade educacional. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica de estudos recentes sobre o tema. Os resultados indicam a necessidade de estratégias específicas para a adaptação curricular e o suporte contínuo aos alunos com esses transtornos. Conclui-se que a inclusão efetiva desses alunos no ensino médio depende da compreensão das suas necessidades individuais e da implementação de políticas educacionais que promovam um ambiente escolar acessível e inclusivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Eliane de; GROBE, Luana Fernanda Martins Oliveira. A importância da Equipe Multidisciplinar na Inclusão do Autista: revisão sistemática. 2021.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (5th ed.). Washington, D.C.: American Psychiatric Publishing, 2013.

AVRAMIDIS, Elias; NORWICH, Brahm. Teachers’ attitudes towards integration/inclusion: A review of the literature. European Journal of Special Needs Education, v. 17, n. 2, p. 129-147, 2002.

BAKKEN, Jeffrey P. A framework for understanding teachers’ attitudes towards inclusive education. International Journal of Inclusive Education, v. 9, n. 1, p. 1-14, 2005.

BOOTH, Tony; AINSCOw, Mel. The Index for Inclusion: Developing Learning and Participation in Schools. Bristol: Centre for Studies on Inclusive Education, 2002.

COSTA, Natália Miotto; SANTOS, Paula Ribeiro dos; BELUCO, Adriana Cristina Rocha. A importância da equipe multiprofissional de crianças diagnosticadas com TEA. In: ALMEIDA, Flávio Aparecido de (org.). Autismo: avanços e desafios. Guarujá: Editora Científica Digital, p. 27-44, 2021.

COUTINHO, Mariza Xavier. Equipe Multiprofissional: A Importância do Assistente Social na Atuação Educacional. Humanidades e tecnologia (FINOM), v. 40, n. 1, p. 262-282, 2023.

LIMA, Mayanny da Silva et al. Transtorno do espectro autista e habilidades envolvidas no brincar: concepção de uma equipe multidisciplinar. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 7, p. e6989-e6989, 2021.

NUNES, Debora Regina de Paula; AZEVEDO, Mariana Queiroz Orrico; SCHMIDT, Carlo. Inclusão educacional de pessoas com Autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial, v. 26, n. 47, p. 557-572, 2013.

EISENMAN, Laura T. et al. Inclusive Education: A Case Study of Effective School Practices. Journal of Special Education, v. 37, n. 2, p. 68-80, 2004.

FACION, José Raimundo. Transtornos do desenvolvimento e do comportamento. Editora Ibpex, 2005.

FERREIRA, Lúcio Fernandes; FREUDENHEIM, Andrea Michele; MAGALHÃES, Lívia de Castro. Efeitos da intervenção aquática em crianças com características de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). 2013.

HORNBY, Garry. Inclusive Education for the 21st Century: Theory, Policy and Practice. New York: Routledge, 2014.

KRANOWITZ, Carol Stock. The Out-of-Sync Child: Recognizing and Coping with Sensory Processing Disorder. New York: Perigee Books, 2005.

LIPSKY, David K.; GARTNER, Alan. Inclusive Education: A Case Study Approach. Journal of Special Education, v. 30, n. 2, p. 168-179, 1996.

LOPES, Fabíola Almeida et al. Princípios das neurociências aplicados às estratégias pedagógicas para um aluno com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. 2019.

SPIES, Márcia Franciele; DA SILVA GASPAROTTO, Guilheme; DE SOUSA E SILVA, Cielle Amanda. Características do Desenvolvimento Motor em Crianças com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Sistemática. Revista Educação Especial (Online), v. 36, 2023.

SIMÕES, Samantha Hanna Seabra Castilho; SOUSA, Talita Silva; FOLHA, Débora Ribeiro da Silva Campos. Tecnologia assistiva e inclusão escolar: Contribuições da terapia ocupacional para a formação de professores do atendimento educacional especializado (AEE) em Belém (PA). Linguagens, Educação e Sociedade, v. 1, n. 33, p. 170-193, 2015.

SOLIS, M. et al. The Effects of Explicit Strategy Instruction on Students with Learning Disabilities: A Meta-Analysis. Learning Disabilities Research & Practice, v. 27, n. 3, p. 146-161, 2012.

TONIOLO, Cintia et al. Caracterização do desempenho motor em escolares com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. 2009.

Downloads

Publicado

2024-09-02

Como Citar

Milan , D., Soares , T. de S., Ventura , L. C. L., Lucena , J. B., Antunes , E. S. C. e F., Filho , L. N. S., Queiroga , M. M. de, & Sousa , F. E. V. de. (2024). Inclusão de alunos com transtornos de desenvolvimento no ensino médio. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(3), 627–631. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i3.10877

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)