Fundamentos básicos de educação para a sustentabilidade

Autores

  • Thiago Kauã Raimundo da Silva Curso Tecnólogo Superior em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Sumé-PB
  • Caciana Cavalcanti Costa Hospital Universitário Júlio Bandeira, EBSERH/UFCG
  • Aline Carla de Medeiros PPGGSA – Programa de Pos Graguação em Gestao em Sistemas Agroindustriais CCTA/UFCG - Pombal - PB https://orcid.org/0000-0002-0161-3541
  • Patricio Borges Maracaja INSA - Instituto Nacional do Semiarido https://orcid.org/0000-0003-4812-0389

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i4.11157

Palavras-chave:

Educação ambiental, Formação de Educadores, Políticas Públicas

Resumo

A inserção da educação para a sustentabilidade nas formações acadêmicas é uma tendência global, como forma de preparo para o enfrentamento das questões ambientais. O presente trabalho aborda os fundamentos básicos de educação para a sustentabilidade, destacando a importância da formação de indivíduos conscientes e comprometidos com o desenvolvimento sustentável. O objetivo foi explorar a evolução conceitual da  educação para a sustentabilidade-EpS, suas principais teorias, metodologias e desafios na implementação em diferentes níveis educacionais. A metodologia utilizada consistiu em uma revisão de literatura, na qual foram analisadas as principais contribuições teóricas e práticas sobre o tema, bem como as políticas públicas que incentivam a integração da sustentabilidade nos currículos educacionais. Os resultados indicam que, apesar dos avanços, ainda existem lacunas significativas, especialmente na formação de educadores e na avaliação do impacto da EpS. As informações apontam para a necessidade de fortalecer as políticas públicas, incentivar parcerias intersetoriais e promover uma cultura de sustentabilidade que ultrapasse os limites das instituições educacionais, envolvendo toda a sociedade.

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Biografia do Autor

Aline Carla de Medeiros, PPGGSA – Programa de Pos Graguação em Gestao em Sistemas Agroindustriais CCTA/UFCG - Pombal - PB

Possui Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA/UNAVIDA, concluído em 2008; Curso de Especialização e Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP), concluído no ano de 2011; Mestrado em Sistemas Agroindustriais, pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG/Pombal-PB, concluído em 2014, é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos pela UFCG- Campina Grande/PB. Atua como pesquisadora junto ao CCTA/UFCG/GVAA- Grupo Verde de Agroecologia e Abelha-Pombal-PB (sob orientação dos professores: Prof. D. Sc. Patrício Borges Maracajá e a Prof. D. Sc. Líbia de Sousa Conrado Oliveira). 

Patricio Borges Maracaja, INSA - Instituto Nacional do Semiarido

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba concluído em (1981) e Graduado em Teologia pelo Cenpacre (2007), efetuou o doutorado (1991 - 1995) recebendo o titulo de Doutor Engenheiro Agrônomo pela Universidad de Córdoba - España em (1995) que foi Convalidado pela USP ESALQ - Piracicaba - SP em 1996 como o titulo de D. Sc.: Entomologia . Conceito CAPES 7. Trabalhou na Extensão na Secretaria de Agricultura da PB e Projeto Sertanejo em Picuí - PB e Campina Grande - PB, ensinou na UEPB - Universidade Estadual da Paraiba (Campus II Lagoa Seca - PB), na ESAM atualmente UFERSA - Universidade Federal do Semiárido no Campus de Mossoró - RN) e aposentou-se como professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande - CCTA - Campus de Pombal - PB (PORTARIA N 3.591, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2018),Bolcista PCI CNPq Instituto Nacional do Semiatido Campina Grande - PB BRAZIL.Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Apicultura, Meliponicultura e Abelhas Nativas. https://orcid.org/0000-0003-4812-0389 Patricio Borges MaracajaLista sem CERN, dados estatísticos etc.Classificar pelos últimos 6 anos H ÍndiceÍndice H totalÍndice Científico AD - Ranking de Cientistas Mundiais - 2024Métricas do Índice HClassificação da UniversidadeClassificação do paísClassificação da regiãoClassificação mundialNomePaísUniversidade / InstituiçãoÁreas de Pesquisa TemáticaTotalÚltimos 6 anosÚltimos 6 anos/total3811.07217.223352.544Patricio Borges MaracajaPatricio Borges MaracajaBrasilBrasilUniversidade Federal de Campina GrandeUniversidade Federal de Campina GrandeAgricultura e Silvicultura / AgriculturaCiências Ambientais | Ciências Agrárias | Apicultura e Abelhas Nativas |24150,6251ANÚNCIO Índice Científico 2024Ranking Mundial de Cientistas e Universidades 2024

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Silva, T. K. R. da, Costa, C. C., Medeiros, A. C. de, & Maracaja, P. B. (2024). Fundamentos básicos de educação para a sustentabilidade . Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(4), 646–651. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i4.11157

Edição

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