Fundamentos básicos de educação para a sustentabilidade

Authors

  • Thiago Kauã Raimundo da Silva Curso Tecnólogo Superior em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Sumé-PB
  • Caciana Cavalcanti Costa Hospital Universitário Júlio Bandeira, EBSERH/UFCG
  • Aline Carla de Medeiros PPGGSA – Programa de Pos Graguação em Gestao em Sistemas Agroindustriais CCTA/UFCG - Pombal - PB https://orcid.org/0000-0002-0161-3541
  • Patricio Borges Maracaja INSA - Instituto Nacional do Semiarido https://orcid.org/0000-0003-4812-0389

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i4.11157

Keywords:

Educação ambiental, Formação de Educadores, Políticas Públicas

Abstract

The inclusion of education for sustainability in academic training is a global trend, as a way of preparing to face environmental issues. This work addresses the Fundamentals of Education for Sustainability, highlighting the importance of this field in shaping individuals who are conscious and committed to sustainable development. The objective was to explore the conceptual evolution of Education for Sustainability, its main theories, methodologies, and challenges in implementation across various educational levels. The methodology employed was a literature review, analyzing key theoretical and practical contributions to the subject, as well as public policies that encourage the integration of sustainability into educational curricula. The findings indicate that despite progress, significant gaps remain, particularly in educator training and the assessment of the impact of Education for Sustainability. The conclusions suggest the need to strengthen public policies, encourage cross-sector partnerships, and promote a culture of sustainability that extends beyond educational institutions, engaging society as a whole.

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Author Biographies

Aline Carla de Medeiros, PPGGSA – Programa de Pos Graguação em Gestao em Sistemas Agroindustriais CCTA/UFCG - Pombal - PB

Possui Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA/UNAVIDA, concluído em 2008; Curso de Especialização e Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP), concluído no ano de 2011; Mestrado em Sistemas Agroindustriais, pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG/Pombal-PB, concluído em 2014, é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos pela UFCG- Campina Grande/PB. Atua como pesquisadora junto ao CCTA/UFCG/GVAA- Grupo Verde de Agroecologia e Abelha-Pombal-PB (sob orientação dos professores: Prof. D. Sc. Patrício Borges Maracajá e a Prof. D. Sc. Líbia de Sousa Conrado Oliveira). 

Patricio Borges Maracaja, INSA - Instituto Nacional do Semiarido

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba concluído em (1981) e Graduado em Teologia pelo Cenpacre (2007), efetuou o doutorado (1991 - 1995) recebendo o titulo de Doutor Engenheiro Agrônomo pela Universidad de Córdoba - España em (1995) que foi Convalidado pela USP ESALQ - Piracicaba - SP em 1996 como o titulo de D. Sc.: Entomologia . Conceito CAPES 7. Trabalhou na Extensão na Secretaria de Agricultura da PB e Projeto Sertanejo em Picuí - PB e Campina Grande - PB, ensinou na UEPB - Universidade Estadual da Paraiba (Campus II Lagoa Seca - PB), na ESAM atualmente UFERSA - Universidade Federal do Semiárido no Campus de Mossoró - RN) e aposentou-se como professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande - CCTA - Campus de Pombal - PB (PORTARIA N 3.591, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2018),Bolcista PCI CNPq Instituto Nacional do Semiatido Campina Grande - PB BRAZIL.Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Apicultura, Meliponicultura e Abelhas Nativas. https://orcid.org/0000-0003-4812-0389 Patricio Borges MaracajaLista sem CERN, dados estatísticos etc.Classificar pelos últimos 6 anos H ÍndiceÍndice H totalÍndice Científico AD - Ranking de Cientistas Mundiais - 2024Métricas do Índice HClassificação da UniversidadeClassificação do paísClassificação da regiãoClassificação mundialNomePaísUniversidade / InstituiçãoÁreas de Pesquisa TemáticaTotalÚltimos 6 anosÚltimos 6 anos/total3811.07217.223352.544Patricio Borges MaracajaPatricio Borges MaracajaBrasilBrasilUniversidade Federal de Campina GrandeUniversidade Federal de Campina GrandeAgricultura e Silvicultura / AgriculturaCiências Ambientais | Ciências Agrárias | Apicultura e Abelhas Nativas |24150,6251ANÚNCIO Índice Científico 2024Ranking Mundial de Cientistas e Universidades 2024

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Published

2024-12-31

How to Cite

Silva, T. K. R. da, Costa, C. C., Medeiros, A. C. de, & Maracaja, P. B. (2024). Fundamentos básicos de educação para a sustentabilidade . Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(4), 646–651. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i4.11157

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