Proposta de sistema especialista para auxiliar no diagnóstico da doença de Alzheimer

Autores

  • Fernanda Alves de Oliveira
  • Milena Nunes Alves de Sousa Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) http://orcid.org/0000-0001-8327-9147
  • Tiago Bezerra de Sá de Sousa Nogueira
  • Pablo Ribeiro Suárez
  • Marcus Túlio Caldas
  • Larissa de Araújo Batista Suárez

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v9i2.7844

Palavras-chave:

Sistema especialista, Doença de Alzheimer, Expert SINTA.

Resumo

Diante do cenário atual, em que a busca pelo conhecimento é constante, a tecnologia se faz cada vez mais presente na vida das pessoas como agente facilitador, o que agiliza o acesso à informação. Deste modo, a utilização de sistemas especialistas no processo de diagnóstico tende a facilitar o processo de busca pela informação do profissional da saúde. Sendo assim, este trabalho apresenta a elaboração de um protótipo de sistema especialista que auxilia profissionais a identificarem o diagnóstico sugestivo da Doença de Alzheimer, utilizando a ferramenta Expert SINTA. Para tanto, foi gerada uma base de conhecimento sobre aspectos teóricos relacionados à Doença de Alzheimer e Sistemas Especialistas, metodologia de desenvolvimento utilizada e análise de viabilidade da proposta sugerida através da avaliação de métodos qualitativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Nunes Alves de Sousa, Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Enfermeira, Administradora e Turismóloga. Mestre em Ciências da Saúde. Doutorado e Pós-Doutorado em Promoção de Saúde. Pós-Doutora em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Docente no Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos (UNIFIP), Patos, Paraíba, Brasil.

Referências

ALVES, L. C. F. Sistema Especialista no controle da Corrupção Organizacional: proposta de um protótipo para instituições financeiras. Projetos e Dissertações em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, v. 2, n. 2, p. 1-53, 2013.

CAETANO, D. Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: Descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Editora Artes Médicas Sul, 1993.

EXPERT SINTA. Manual do usuário, desenvolvido pelo Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade Federal do Ceará. UFC, 1998.

NOGUEIRA, I. A. et al. Impactos da implementação da Inteligência Artificial na tomada de decisão médica. Rev. Gestão & Saúde, v. 9, n. 1, p. 146-158, 2018

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Editora Feevale, 2013.

SANTOS, F. C.; CARVALHO, C. L. Aplicação da Inteligência Artificial em Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo. Instituto de Informática Universidade Federal de Goiás, 2008. Disponível em: http://www.inf.ufg.br/sites/default/files/uploads/relatorios-tecnicos/RT-INF_001-08.pdf

Downloads

Publicado

2020-01-14

Como Citar

Alves de Oliveira, F., Sousa, M. N. A. de, Bezerra de Sá de Sousa Nogueira, T., Ribeiro Suárez, P., Túlio Caldas, M., & de Araújo Batista Suárez, L. (2020). Proposta de sistema especialista para auxiliar no diagnóstico da doença de Alzheimer. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 9(2), 94–103. https://doi.org/10.18378/rebes.v9i2.7844

Edição

Seção

Artigos