Assistência Júnior em Anestesiologia Veterinária: Relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v11i1.8366Palavras-chave:
Extensão universitária, Metodologia ativa, Universidade pública, Medicina veterinária.Resumo
É imprescindível que a comunidade universitária, experiencie os pilares de ensino, pesquisa e extensão, que são bases do ensino superior. Desta forma, o presente trabalho objetivou relatar as experiências de atuação em um projeto de extensão que oferece um serviço inovador na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, Brasil, o qual utiliza a metodologia ativa como estratégia de aprendizagem na área de Anestesiologia Veterinária. A metodologia utilizada é descritiva, e feita a partir da vivência dos estagiários protagonistas do projeto Assistência Júnior em Anestesiologia Veterinária (AJAV), desde a sua implantação até o final do primeiro semestre de atendimentos. A partir da participação de forma ativa nos primeiros meses de funcionamento do AJAV já foi identificado o potencial do projeto, o qual beneficiou os tutores dos pacientes com encaminhamento para procedimentos cirúrgicos, com consultas pré-anestésicas gratuitas, proporcionando contribuição social àqueles em condição de vulnerabilidade. E além do serviço oferecido para a comunidade, foi possível integralizar os saberes adquiridos nas disciplinas bases de medicina veterinária, promovendo uma vivência da prática de situações reais, que refletem a rotina de um médico veterinário anestesiologista, contribuindo para o amadurecimento intelectual e crítico dos discentes. Conclui-se que a inserção de uma atividade de extensão que possibilitou a prestação de serviço preparou os acadêmicos para o enfrentamento de problemas reais futuros na área médica e engrandeceu o setor da anestesiologia veterinária do Hospital Universitário Veterinário da Universidade Federal do Pampa.
Downloads
Referências
BEZERRA, R. K. C.; ALVES, A. M. C. V. A importância do trabalho da equipe multiprofissional na estratégia saúde da família e seus principais desafios. Revista Expressão Católica Saúde, v.4, n.2, p.7-16, 2019. 10.25191/recs.v4i2.3210.
BRASIL. Conselho Federal de Medicina Veterinária. Resolução nº 1321 de 24 de abril de 2020. Institui normas sobre os documentos no âmbito da clínica médico-veterinária e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 3, de 15 de agosto de 2019. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina Veterinária e dá outras providências. Poder Executivo, 2019.
BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil, Art. 207 de 1988. Da Educação, da Cultura e do Desporto. Poder Legislativo, 1988.
DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. D.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v.14, n.1, p.268-288, 2017. 10.15536/thema.14.2017.268-288.404.
FERREIRA, G. S.; PINTO, C. V. S. Desenvolvimento humano, vulnerabilidade e prosperidade social no Rio Grande do Sul: Uma visão inter e intrarregional por meio dos Coredes. In: Marguti, B. O.; COSTA, M.A.; PINTO, C. V. S. Territórios em números: insumos para políticas públicas a partir da análise do IDHM e do IVS de municípios e Unidades da Federação Brasileira. Brasília: IPEA/INCT, 2017. cap.10, p.297-332.
LOBO, F.; MACHADO, R. CFMV Solicita ao MEC a suspensão de novos cursos de Medicina Veterinária. Portal do Conselho Federal de Medicina Veterinária (Assessoria de Comunicação do CFMV), 2017.
MACEDO, K. D. S.; ACOSTA, B. S.; SILVA, E. B.; SOUZA, N. S.; BECK, C. L. C.; SILVA, K. K. D. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Escola Anna Nery, v.22, n.3, 2018. 10.1590/2177-9465-ean-2017-0435.
MARQUES, R. F. R. Requisição de prontuário ou ficha clínica no Brasil (Justiça, Ministério Público e Polícia) x Sigilo Médico. Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário, v.5, n.1, p.129-142, 2016. 10.17566/ciads.v5i0.346.
MENEZES, L. C. Universidade sitiada: a ameaça de liquidação da universidade brasileira. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2000. cap.2, p.7-16.
RIBEIRO, R. M. C. As Bases Institucionais da Política de Extensão Universitária: Entendendo as propostas de Universidades Federais nos Planos de Desenvolvimento Institucional. Campinas: Revista Internacional de Educação Superior, v.5, e019021, 2019. 10.20396/riesup.v5i0.8652870.
VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B.; GERALDINI, A. F. S. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, v.17, n.52, p.455-478, 2017. 10.7213/1981-416X.17.052.DS07.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cess