Bulário informativo como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia veterinária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.8203

Palavras-chave:

Metodologia alternativa, ensino superior, didática

Resumo

Tendo em vista a necessidade de avaliação de métodos alternativos de ensino e a escassez de estudos demonstrando a aplicabilidade dessas ferramentas em componentes curriculares específicos do curso de medicina veterinária, objetiva-se avaliar o impacto de uma ferramenta didática alternativa (bulário informativo), utilizada como adjuvante ao ensino tradicional, no desempenho dos discentes na disciplina de farmacologia veterinária da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Foi realizado um estudo retrospectivo com os dados referentes à retenção dos alunos que cursaram a disciplina em questão no primeiro e segundo semestre de 2017. Para tanto, foram analisados os planos de ensino e diários de classe de cada semestre. Antes da implementação do bulário informativo, primeiro semestre de 2017, os níveis de reprovação foram muito elevados, atingindo um percentual de 50,72%, desses, 18,84% reprovaram por infrequência. Esses valores refletem em um grande problema de retenção na disciplina de farmacologia veterinária, corroborando os dados gerais da instituição. Os resultados após a implementação dessa didática foram promissores, pois a porcentagem de reprovações regrediu para 21,66%. Dessa forma, os resultados mostram que a ferramenta alternativa, bulário informativo, é eficaz e auxilia os discentes no processo de construção do saber durante a realização da disciplina de farmacologia veterinária.

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Biografia do Autor

Dimas Dal Magro Ribeiro, Universidade Federal do Pampa

Discente do curso de Medicina Veterinária da Unipampa.

Etiele Maldonado Gomes, Universidade Federal do Pampa

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Unipampa.

Diego Vilibaldo Beckmann, Universidade Federal do Pampa

Professor do Curso de Medicina Veterinária da Unipampa.

Marília Teresa de Oliveira, Universidade Federal do Pampa

Professora do Curso de Medicina Veterinária da Unipampa.

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Publicado

2020-11-14

Como Citar

Ribeiro, D. D. M., Gomes, E. M., Beckmann, D. V., & de Oliveira, M. T. (2020). Bulário informativo como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia veterinária. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(4), 22–26. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.8203

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