Bulário informativo como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia veterinária

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.8203

Palabras clave:

Metodologia alternativa, ensino superior, didática

Resumen

Tendo em vista a necessidade de avaliação de métodos alternativos de ensino e a escassez de estudos demonstrando a aplicabilidade dessas ferramentas em componentes curriculares específicos do curso de medicina veterinária, objetiva-se avaliar o impacto de uma ferramenta didática alternativa (bulário informativo), utilizada como adjuvante ao ensino tradicional, no desempenho dos discentes na disciplina de farmacologia veterinária da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Foi realizado um estudo retrospectivo com os dados referentes à retenção dos alunos que cursaram a disciplina em questão no primeiro e segundo semestre de 2017. Para tanto, foram analisados os planos de ensino e diários de classe de cada semestre. Antes da implementação do bulário informativo, primeiro semestre de 2017, os níveis de reprovação foram muito elevados, atingindo um percentual de 50,72%, desses, 18,84% reprovaram por infrequência. Esses valores refletem em um grande problema de retenção na disciplina de farmacologia veterinária, corroborando os dados gerais da instituição. Os resultados após a implementação dessa didática foram promissores, pois a porcentagem de reprovações regrediu para 21,66%. Dessa forma, os resultados mostram que a ferramenta alternativa, bulário informativo, é eficaz e auxilia os discentes no processo de construção do saber durante a realização da disciplina de farmacologia veterinária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dimas Dal Magro Ribeiro, Universidade Federal do Pampa

Discente do curso de Medicina Veterinária da Unipampa.

Etiele Maldonado Gomes, Universidade Federal do Pampa

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Unipampa.

Diego Vilibaldo Beckmann, Universidade Federal do Pampa

Professor do Curso de Medicina Veterinária da Unipampa.

Marília Teresa de Oliveira, Universidade Federal do Pampa

Professora do Curso de Medicina Veterinária da Unipampa.

Citas

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação. Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal. Resolução Normativa nº 38, de 17 de abril de 2018. Dispõe sobre restrições ao uso de animais em ensino, em complemento à Diretriz Brasileira para o Cuidado e a Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou de Pesquisa Científica – DBCA. Diário Oficial da União; Poder Executivo, 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Sinopse Estatística da Educação Superior 2018. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior>. Acesso em: 01 de março de 2020.

LIMA, F. T.; STURN, R. M.; RIBEIRO, A. R. B. Uso de animais no ensino da medicina veterinária: métodos substitutivos. Nucleus: Revista Científica da Fundação Educacional de Ituverava, v.15(2), p. 251-264, 2018. 10.3738/1982.2278.2934.

LIMA, Q. C. E.; PAZINATO, M. S. Fatores influentes na retenção acadêmica nos cursos de licenciatura em ciências da natureza de uma universidade pública brasileira. Revista Tempos e Espaços em Educação, v.13(32), 2020. 10.20952/revtee.v13i32.12786.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Balanço do MEC 2019. Brasília: Mec, 2019. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/images/Balanco-MEC-2019.pdf>. Acesso em: 03 de abril de 2020.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Ranking de evasão universitária. Brasília: Mec, 2018. Disponível em: < https://www.poder360.com.br/governo/universidades-federais-tem-evasao-de-15-em-2018/>. Acesso em: 03 de abril de 2020.

SACHANA, M.; THEODORIDIS, A.; CORTINOVIS, C.; PIZZO, F.; KEHAGIAS, E.; ALBONICO, M.; CALONI, F. Student perspectives on the use of alternative methods for teaching in veterinary faculties. Alternatives to laboratory animals: ATLA, v.42(4), p.223–233, 2014. 10.1177/026119291404200404.

WOOD, M. W.; HART, L. A.; WENG, H. Y. Effective bibliographic searching for animal alternatives in veterinary medical education: the UC Davis web site. Journal of veterinary medical education, v.32(4), p.468–472, 2005. 10.3138/jvme.32.4.468.

Publicado

2020-11-14

Cómo citar

Ribeiro, D. D. M., Gomes, E. M., Beckmann, D. V., & de Oliveira, M. T. (2020). Bulário informativo como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia veterinária. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(4), 22–26. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.8203

Número

Sección

ARTÍCULOS

Artículos más leídos del mismo autor/a