Análise das políticas de prevenção à violência na escola

Autores

  • Pâmela Tays de Holanda Silva Centro Universitário Tiradentes, Recife, Pernambuco
  • Matheus dos Santos Carvalho Centro Universitário Tiradentes, Recife, Pernambuco
  • Matheus Vinicius Barbosa da Silva Universidade Federal de Pernambuco, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1295-6301
  • Carlos Antonio de Lima Filho Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
  • Estela Maria Leite Meirelles Monteiro Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil
  • Andrea Rosane Souza Silva Centro Universitário Tiradentes, Recife, Brasil
  • Amanda de Oliveira Bernardino Universidade de Pernambuco, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v12i3.9314

Resumo

O objetivo foi identificar e analisar estudos sobre as Políticas de Prevenção à Violência na escola, a partir de revisão integrativa da literatura. Metodologia: Estudo de revisão integrativa, definida como um tipo de estudo secundário, advinda de evidências científicas primárias, realizado nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Base de Dados em Enfermagem (BDENF). Resultado: Foram selecionados 10 estudos para compor a amostra desta revisão, no qual apresentam estudos nos idiomas português, inglês e espanhol. Os países onde foram realizados os estudos foram: Brasil, Estados Unidos, Espanha e Alemanha. O período de publicação dos mesmos acorreu entre 2011 a dezembro de 2018. Conclusão: portanto, evidenciou-se na literatura nacional e internacional a importância das políticas públicas de saúde para prevenção da violência no ambiente escolar, essa evidência foi notória por intermédio das investigações dos artigos produzidos nos últimos dez anos.

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Biografia do Autor

Pâmela Tays de Holanda Silva, Centro Universitário Tiradentes, Recife, Pernambuco

Enfermeira pelo Centro Universitário Tiradentes, Recife, Brasil

Matheus dos Santos Carvalho, Centro Universitário Tiradentes, Recife, Pernambuco

Enfermeiro pelo Centro Universitário Tiradentes, Recife, Brasil

Matheus Vinicius Barbosa da Silva, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Discente de Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco, Vitória, Pernambuco, Brasil

Carlos Antonio de Lima Filho, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Discente de Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco, Vitória, Pernambuco, Brasil

Estela Maria Leite Meirelles Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil

Doutora em Enfermagem, Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil

Andrea Rosane Souza Silva, Centro Universitário Tiradentes, Recife, Brasil

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco e Docente do Centro Universitário Tiradentes, Recife, Brasil

Amanda de Oliveira Bernardino, Universidade de Pernambuco, Brasil

Mestre e Doutoranda em Enfermagem, Universidade de Pernambuco, Recife, Brasil

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Publicado

2022-12-04

Como Citar

Silva, P. . T. de H., Carvalho, M. dos S., Silva, M. V. B. da ., Lima Filho, C. A. de, Monteiro, E. M. L. M. ., Silva, A. R. S., & Bernardino, A. de O. (2022). Análise das políticas de prevenção à violência na escola. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 12(3), 321–327. https://doi.org/10.18378/rebes.v12i3.9314

Edição

Seção

Artigos