Cuidados em saúde mental e atenção psicossocial: Avaliando novas estratégias educacionais em tempos de pandemia no Ceará
Palavras-chave:
Educação em Saúde, Educação a Distância, Saúde Mental, Atenção PsicossocialResumo
OBJETIVO: Objetivou-se descrever e discutir a estratégia educacional de aperfeiçoamento virtual do projeto educacional SMAPS-CE dos anos de 2021 a 2022. MÉTODOS: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, quantitativo, desenvolvido a partir da coleta e análise de dados extraídos da plataforma Sistema Acadêmico de Gestão Unificada e do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola de Saúde Pública do Ceará, assim como dados dos formulários de inscrição do Google Forms. RESULTADOS: A capacitação foi estruturada em três módulos: 1) Introdução ao curso; 2) Clínico (básico e avançado) e 3) Território, saúde mental e atenção psicossocial, com um total de nove unidades de aprendizagem e carga horária de 180 horas a serem desenvolvidas no período de quatro a seis meses. As turmas foram compostas por dois terços de profissionais de saúde de nível superior da atenção primária e um terço de profissionais da área de saúde mental, além de gestores, de acordo com pactuação prévia com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Considerando o total de inscritos, cerca de 68,92% finalizaram a oferta entre aprovados e reprovados. Em relação às categorias profissionais, foram aprovados cerca de 55% profissionais médicos e enfermeiros, quando se ofertou 70% das vagas apenas para médicos e enfermeiros da atenção primária à saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao se incorporar o método híbrido no processo de formação do SMAPS-CE, aceitou-se o desafio de simultaneamente romper com modelos tradicionais de ensino e buscar construir novos caminhos para as ações da educação permanente em saúde mental no Ceará. Diversas estratégias foram adotadas para o desenvolvimento de competências profissionais, ampliando ainda o período da oferta do curso. Em momento oportuno, as alterações na proposta serão avaliadas e comparadas às demais, como forma de compreender e seguir aperfeiçoando a proposta pedagógica do projeto.
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