Elaboração de ferramenta de avaliação diagnóstica para residentes farmacêuticos em oncologia: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v14i2.10228Keywords:
Formative assessment, Simulated environment, Oncology pharmacy, Health residencyAbstract
No processo de aprendizagem a avaliação é uma importante ferramenta para desenvolver o conhecimento. A simulação é uma modalidade educacional única porque alivia as restrições educacionais da disponibilidade de casos, unifica a exposição do aluno ao pensamento crítico e aprimora as habilidades processuais antes da atuação em campo, a exemplo temos o Exame Clínico Objetivo e Estruturado (OSCE). O objetivo deste estudo foi desenvolver uma ferramenta de simulação para avaliação diagnóstica baseada no OSCE para aplicação em farmacêuticos residentes em oncologia. Para estabelecer o modelo da OSCE, foram definidas as principais habilidades que o profissional farmacêutico deve possuir para atuar em oncologia, tanto relacionadas a manipulação dos quimioterápicos quanto para a realização do atendimento clínico ao paciente. A ferramenta proposta, quando aplicada na prática terá o propósito de identificar as habilidades trazidas de experiências anteriores; quais competências precisam ser desenvolvidas e elaborar planos de ação para cada residente, guiando o desenvolvimento profissional. Pretende-se desenvolver profissionais com habilidades para trabalho em equipe, vasto conhecimento sobre farmácia oncológica, habilidades para validação de prescrições e manipulação de quimioterápicos em ambientes condizentes com os de prática real. Portanto, a avaliação proposta será uma estratégia de desenvolvimento e guia condutor para aprimoramento das habilidades farmacêuticas essências no campo da oncologia, já que com ela será possível estabelecer critérios para diagnostico e acompanhamento das capacidades de manipulação e clínicas, através da estratégia de aplicação em duas estações pertinentes à área de farmácia oncológica.
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