O uso do celular como ferramenta de aprendizagem
Abstract
As mudanças tecnológicas registradas na sociedade atual têm possibilitado a disseminação e o uso cada vez mais disseminado do celular, entre crianças e adolescentes. Esta realidade tem gerado muita polêmica no contexto escolar. Vários estudos realizados no contexto internacional e também no Brasil demonstram que o celular pode ser considerado com sendo um excelente recurso pedagógico, recurso este que quando bem explorado pode dar uma grande contribuição ao processo de ensino aprendizagem, melhorando, assim, o rendimento escolar. Tem se verificado que o celular vem ganhando espaço dentro da sala de aula, consolidando-se também como um recurso pedagógico. Antes, tal aparelho era visto apenas com um instrumento que servia para atrapalhar as aulas. Com o tempo, encontrou-se para ele uma série de funções que bem se adéqua às necessidades do dia a dia numa sala, sendo utilizado para um acesso rápido à internet, como calculadora, filmadora, etc. Convém ressaltar que em algumas unidades da Federação, o celular é um aparelho que tem seu uso completamente proibido no contexto da sala de aula das escolas públicas. Por outro lado, vários estudos realizados dentro e fora do Brasil têm demonstrado que o celular pode ser considerado um recurso pedagógico por proporcionar aos alunos uma série de benefícios, inclusive, o acesso rápido à internet para a promoção de uma pesquisa, objetivando contribuir com a discussão sobre determinado assunto que vem sendo debatido em sala de aula, ilustrando essa mesma discussão. No entanto, mesmo sendo capaz de proporcionar tal contribuição, o celular ainda enfrenta problemas para ser reconhecido com um recurso pedagógico, pelo seu mau uso dado no passado e ainda hoje, em sala de aula, onde muitos alunos utilizam tal aparelho apenas para trocar mensagens e participar das redes sociais.
Palavras-chaves: Celular. Recurso Pedagógico. Aprendizagem.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess