O papel da família diante do fracasso escolar numa visão psicanalítica
Abstract
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de discutir o fracasso escolar à luz da Psicanálise, tomando-o não somente como uma inibição inconsciente ao ato de aprender, mas também como um resultado a ausência de uma interação com a família. O fracasso escolar é um tema que interessa à Psicanálise e suas conexões com a Educação, tiveram início com Freud, sendo, portanto, também privilegiadas por Lacan e Maraine Clein. Na contemporaneidade, o fracasso escolar é uma das manifestações que trazem mais prejuízos à vida social e profissional dos adolescentes, apresentando-se como um problema multifatorial, requerendo não somente uma ampla discussão como uma intervenção, elaborada a partir da Psicanálise. Ele é apresentado como sendo uma patologia recente, que somente começou a ser percebido a partir do século XIX, quando a escolaridade passou a ser obrigatória. E, como o passar dos anos, o problema ao invés de ser solucionado, ampliou-se de forma considerável. Não há como se superar o fracasso escola sem a participação da família no dia a dia do aluno, acompanhando em suas atividades, partilhando de todo o processo de ensino aprendizagem. Essa participação também é importante porque auxilia no processo de escuta psicanalítica, tão necessária para se conhecer/identificar os reais motivos que levam os alunos a não apresentarem um bom rendimento na escola. E, toda a intervenção psicanalítica destinada à superação do fracasso escolar deve considerar como importante a ausência e o nível de presença da família no processo de aprendizagem da criança, objetivando constatar o nível de envolvimento nesse processo. O êxito dessa intervenção também estará condicionado ao grau de comprometimento da família no processo educativo.
Palavras-chave: Fracasso escolar. Contribuição da Família. Visão Psicanalítica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess