Concepções epistemológicas da educação
Abstract
O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas questões da epistemologia da educação e, por conseguinte, a sua implicação com a prática pedagógica numa perspectiva reflexiva. Entre os principais teóricos que fundamentam o artigo cita-se: Freire (1996), Maldaner (2000), Morim (2002), Silveira (2005) e Tardif (2003). Para alcançar o objetivo o artigo foi dividido em três partes: Concepções epistemológicas da prática educativa; concepções epistemológicas na educação e, por último, construção do conhecimento epistemológico. Por fim, a guisa de conclusão, afirma-se que o processo de educar e ser educado continua sendo necessário e imperioso. É um processo desafiador, antigo e, ao mesmo tempo, novo e carregado de novidades. Por isso, é preciso, de um lado, retomar as teorias clássicas da epistemologia da educação, pois contribuem muito para o avanço teórico sobre os problemas da educação na sociedade contemporânea; e, do outro lado, ir a busca de novas teorias epistêmicas para a educação que, de formas variadas, possam contribuir para o (re)pensar a educação e os múltiplos atores que compõem o ambiente escolar.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-10-20
How to Cite
Santos, I. O., & Araújo, F. R. D. (2015). Concepções epistemológicas da educação. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(3), 26–30. Retrieved from https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3493
Issue
Section
Reviewers
License
Termo de cess