A importância da brinquedoteca na construção do conhecimento infantil

Authors

  • Francisca Liérgia de Medeiros Santos FIP
  • José Ozildo dos Santos UFCG

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v5i1.4109

Abstract

Este artigo trata sobre a importância da brinquedoteca na aprendizagem infantil, tendo como objetivo a verificação da necessidade desse espaço nas escolas como um meio essencial para a construção da aprendizagem das crianças. A criação da brinquedoteca foi um marco legitimador e histórico da importância do brincar para a criança. Para realizar este estudo primeiramente foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema, tendo como principais teóricos Friedmann (1996) e Kishimoto (2008), os quais foram utilizados para a fundamentação teórica, revelando o quanto é importante o lúdico nas práticas de ensino das crianças, apresentando-o como um instrumento motivador para a criança. Na educação infantil, o professor pode explorar a imaginação da criança através do brinquedo, possibilitando o descobrimento de si mesmo e de suas capacidades. Esta pesquisa mostrou que para educar crianças com qualidade não se deve apenas trabalhar com conteúdos tradicionalmente, mas valer-se do lúdico para construir o conhecimento necessário para a formação do ser críticoreflexivo.

 

Palavras-chaves: Lúdico. Ensino. Criança.

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Author Biographies

Francisca Liérgia de Medeiros Santos, FIP

Professora da rede municipal, licenciada em Pedagogia e especialista em Psicopedagogia

pelas Faculdades Integradas de Patos  (FIP)

José Ozildo dos Santos, UFCG

Docente, mestre em Sistemas Agroindustrias pela UFCG, especialista em Direito Administrativo (FIP);

Gestão Pública (UEPB) e Educação Ambiental e Geografia do Semiário (IFRN)

e pós-graduando em Educação para os Direitos Humanos e em Metodologia do Ensino na Educação Superior

Published

2016-03-24

How to Cite

Santos, F. L. de M., & Santos, J. O. dos. (2016). A importância da brinquedoteca na construção do conhecimento infantil. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(1), 118–126. https://doi.org/10.18378/rebes.v5i1.4109

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