As relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v5i3.4113Abstract
A Psicopedagogia surgiu no século XIX, mais precisamente na França, como sendo o fruto de um movimento de colaboração entre educadores, filósofos e médicos em busca de soluções para os problemas de aprendizagem. Atualmente a psicopedagogia tem sido uma das áreas de conhecimento que tem gerado grande interesse nos profissionais ligados à educação. A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação profissional voltada para a temática do sujeito que aprende. Para que a aprendizagem aconteça é necessário a compreensão de que no ambiente escolar ou fora dele diversos fatores influenciam o processo de aprendizagem, tais como: os fatores físico, emocional, psicológico, pedagógico, social, cultural, etc. De modo geral, o psicopedagogo atua no processo de aprendizagem, observando e detectando possíveis perturbações nesse processo. Como a adolescência é uma fase complexa e dinâmica do ponto de vista físico e emocional na vida do ser humano. E que nesse período ocorrem muitas transformações no corpo, que interferem diretamente na evolução da personalidade e na atuação pessoal em sociedade, o desenvolvimento das relações interpessoais nessa fase são mais complexas. Fundamentado em diversos teóricos, o presente artigo tem por objetivo geral mostrar a importância das relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica. Através da presente pesquisa foi possível perceber a necessidade de cada vez mais inserir o psicopedagogo no ambiente escolar, já que ele atua de forma preventiva, capaz estimular as relações interpessoais entre os indivíduos, de analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam uma aprendizagem significativa.
Palavras-chave: Psicopedagogia. Adolescência. Relações interpessoais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess