Educação Assistida por Animais: Estratégia promissora no âmbito escolar
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v8i4.5946Keywords:
Intervenções Assistidas por Animais, Co-Terapeuta, Déficit IntelectualAbstract
A Educação Assistida por Animais (EAA) caracteriza-se por utilizar animais como mediadores na promoção de uma estratégia pedagógica. Essa prática pode ser inserida em diversos públicos, entre eles, estudantes com necessidades educacionais especiais. Este estudo trata de um relato de experiência vivenciada pela equipe do projeto Pet Terapia, da Universidade Federal de Pelotas. Com isso, o objetivo deste estudo foi verificar os benefícios da EAA realizada em alunos com déficit intelectual, na cidade de Pelotas/RS. As sessões de EAA foram realizadas através de um planejamento prévio com o profissional da educação e a equipe do projeto. Nas sessões foram desenvolvidas atividades, uma vez por semana, em uma sala de recursos multifuncionais com duração de aproximadamente 40 minutos, com a participação de dois alunos (A e B) com déficit Intelectual e um cão co-terapeuta. Durante as atividades foi possível verificar diversos benefícios aos assistidos, dentre eles, melhora na memória, concentração, entendimento, foco e segurança para desenvolver as atividades propostas, autoestima, comunicação e diminuição da ansiedade. Conclui-se que a Educação Assistida por animais é um método que pode ser inserido no âmbito escolar. Conforme verificado neste artigo os diversos benefícios que essa prática pode proporcionar e beneficiar aos alunos com déficit intelectual.
Downloads
References
ABRAHÃO, F.; CARVALHO, M. C. Educação assistida por animais como recurso pedagógico na educação regular e especial – Uma revisão bibliográfica. Rio de Janeiro: Revista Científica Digital da FAETEC. 2015.
Cap.15, p.297-311.
CHELLINI, M.O; OTTA, E. Terapia assistida por animais. São Paulo:Manole,2016.
DOTTI, J. Terapia e Animais. 1. ed.São Paulo: Noética, 2005.
FIDLER, D.M. A educação mediada por animais desenvolvente no processo de aprendizagem de estudantes com deficiência. [Dissertação de Mestrado]. Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria, 2016.
GODOY, A. C.;DENZIN, S. S. Atividades assistidas por animais: aspectos revisivos sob um olhar pedagógico. 2007. Acessado em 01 de mar. 2018.Disponível em:http://www.researchgate.net/publication/266328629_Atividades_assistidas_por_animais_aspectos_revisivos_sob_ um_olhar_pedaggico.
ICHITANI, T. Efeito da Atividade Assistida por Animais na sensação de dor em crianças e adolescentes hospitalizados. [Dissertação de Mestrado]. São Paulo, SP: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2015.
MEDONÇA, M. E.F.; SILVA, R,R.; FEITOSA, M.J.S.; PEIXOTO, S. P.L. A Terapia Assistida por cães no desenvolvimento sócio afetivo de crianças deficiência intelectual. Cadernos de graduação- Ciências biologias e da Saúde, v.2, n.2, p.11-30, 2014.
MYERS, G. The significances of children and animales: Social development and our connections to other species (2nd Ed.). Lafayette: PurdueUniversity Press, 2006.
PETENUCCI, A. L. Educação assistida por animais. In: CHELINI, M. O. M.; OTTA, E. Terapia Assistida por Animais. São Paulo: Manole, 2016.
VIVALVINI, V.H. Terapia Assistida por Animais: uma abordagem lúdica em reabilitação clínica de pessoas com deficiência intelectual. [Dissertação de Mestrado]. São Bernardo do Campo, SP: Universidade Metodista de São Paulo, 2011.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess