Educação Assistida por Animais: Estratégia promissora no âmbito escolar

Autores

  • Camila Moura de Lima Universidade Federal de Pelotas/Residente Multiprofissional na área de Pet Terapia
  • Dione Moreira Nunes Professora de Atendimento Educacional Especializado da Escola Afonso Vizeu/Mestre em Educação
  • Fernanda Dagmar Martins Krug Universidade Federal de Pelotas/Mestre em Ciência Animal
  • Márcia de Oliveira Nobre Universidade Federal de Pelotas/ Doutora em Ciência animal e coordenadora do projeto Pet Terapia

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v8i4.5946

Palavras-chave:

Intervenções Assistidas por Animais, Co-Terapeuta, Déficit Intelectual

Resumo

A Educação Assistida por Animais (EAA) caracteriza-se por utilizar animais como mediadores na promoção de uma estratégia pedagógica. Essa prática pode ser inserida em diversos públicos, entre eles, estudantes com necessidades educacionais especiais. Este estudo trata de um relato de experiência vivenciada pela equipe do projeto Pet Terapia, da Universidade Federal de Pelotas. Com isso, o objetivo deste estudo foi verificar os benefícios da EAA realizada em alunos com déficit intelectual, na cidade de Pelotas/RS. As sessões de EAA foram realizadas através de um planejamento prévio com o profissional da educação e a equipe do projeto. Nas sessões foram desenvolvidas atividades, uma vez por semana, em uma sala de recursos multifuncionais com duração de aproximadamente 40 minutos, com a participação de dois alunos (A e B) com déficit Intelectual e um cão co-terapeuta. Durante as atividades foi possível verificar diversos benefícios aos assistidos, dentre eles, melhora na memória, concentração, entendimento, foco e segurança para desenvolver as atividades propostas, autoestima, comunicação e diminuição da ansiedade. Conclui-se que a Educação Assistida por animais é um método que pode ser inserido no âmbito escolar. Conforme verificado neste artigo os diversos benefícios que essa prática pode proporcionar e beneficiar aos alunos com déficit intelectual.

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Biografia do Autor

Camila Moura de Lima, Universidade Federal de Pelotas/Residente Multiprofissional na área de Pet Terapia

Médica Veterinária, Residente Multiprofissional na área de Pet Terapia da Universidade Federal de Pelotas.

Dione Moreira Nunes, Professora de Atendimento Educacional Especializado da Escola Afonso Vizeu/Mestre em Educação

Professora de Atendimento Educacional Especializado da Escola Afonso Vizeu/Mestre em Educação.

Fernanda Dagmar Martins Krug, Universidade Federal de Pelotas/Mestre em Ciência Animal

Médica Veterinária, Doutoranda em Ciência Animal, Mestre em Ciência Animal, Especialista em Pet Terapia e Clínica Médica de pequenos animais.

Márcia de Oliveira Nobre, Universidade Federal de Pelotas/ Doutora em Ciência animal e coordenadora do projeto Pet Terapia

Médica Veterinária, Doutora em Ciência Animal e coordenadora do projeto Pet Terapia da Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2018-10-01

Como Citar

Lima, C. M. de, Nunes, D. M., Krug, F. D. M., & Nobre, M. de O. (2018). Educação Assistida por Animais: Estratégia promissora no âmbito escolar. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 8(4), 54–57. https://doi.org/10.18378/rebes.v8i4.5946

Edição

Seção

Artigos