Educação Assistida por Animais: Estratégia promissora no âmbito escolar
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v8i4.5946Palavras-chave:
Intervenções Assistidas por Animais, Co-Terapeuta, Déficit IntelectualResumo
A Educação Assistida por Animais (EAA) caracteriza-se por utilizar animais como mediadores na promoção de uma estratégia pedagógica. Essa prática pode ser inserida em diversos públicos, entre eles, estudantes com necessidades educacionais especiais. Este estudo trata de um relato de experiência vivenciada pela equipe do projeto Pet Terapia, da Universidade Federal de Pelotas. Com isso, o objetivo deste estudo foi verificar os benefícios da EAA realizada em alunos com déficit intelectual, na cidade de Pelotas/RS. As sessões de EAA foram realizadas através de um planejamento prévio com o profissional da educação e a equipe do projeto. Nas sessões foram desenvolvidas atividades, uma vez por semana, em uma sala de recursos multifuncionais com duração de aproximadamente 40 minutos, com a participação de dois alunos (A e B) com déficit Intelectual e um cão co-terapeuta. Durante as atividades foi possível verificar diversos benefícios aos assistidos, dentre eles, melhora na memória, concentração, entendimento, foco e segurança para desenvolver as atividades propostas, autoestima, comunicação e diminuição da ansiedade. Conclui-se que a Educação Assistida por animais é um método que pode ser inserido no âmbito escolar. Conforme verificado neste artigo os diversos benefícios que essa prática pode proporcionar e beneficiar aos alunos com déficit intelectual.
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