Importância da Monitoria de Bioquímica Geral no Curso de Odontologia da UFCG: Um Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v9i4.6954Keywords:
Disciplina. Conhecimento. MonitorAbstract
A monitoria teve seu início na Idade Média, atualmente respaldada em lei, essa estratégia, prevista nos regimentos das instituições e nos projetos pedagógicos institucionais, pode potencializar a melhoria do ensino de graduação, mediante a atuação de monitores em práticas e experiências pedagógicas, em disciplinas que permitam articulação entre teoria e prática e integração curricular. A bioquímica assim como também outras disciplinas básicas, apresenta certa rejeição por parte considerável dos alunos de odontologia, e mesmo de alguns professores de outras áreas, concomitantemente, por se tratar de uma disciplina complexa e o aluno na maioria das vezes ser ansioso em vivenciar situações clínicas sem antes entender o contexto clínico do paciente, a bagagem de conhecimento básico pode ser anulada, levando-o a um possível prejuízo futuro em sua profissão. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo relatar uma experiência acadêmica como aluno – monitor na disciplina de bioquímica geral, desenvolvida durante o primeiro semestre ao segundo semestre de 2018 no curso de odontologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), contribuindo para a reflexão e o fortalecimento das atividades de monitoria como forma de crescimento profissional.
Downloads
References
BATISTA, J. B., & FRISON, L. M. B. F. (2009). Monitoria e aprendizagem colaborativa e autorregulada. In D. Voos, & J. B. Batista (Orgs.), Sphaera: sobre o ensino de matemática e de ciências (pp. 232-247). Porto Alegre: Premier.
BAUM, B.J. Can biomedical science be made relevant in dental education? A North American perspective, Eur. J. Dent. Educ. 7, 49–55, 2003.
DAVIES, J.R. & WARFVINGE, G. Basic biology integration – the Malmo model, (Abstract) Eur. J. Dent. Educ. 7, 94, 2003.
FORMICOLA, A.J. Preprofessional preparation for the basic science curriculum, J. Dent. Educ. 50, p. 458-461, 1986.
FRIEDLANDER, M. R. Alunos-monitores: uma experiência em Fundamentos de Enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 113-120, 1984.
FRISON, L. M. B., Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições | v. 27, n. 1 (79) | P. 133-153 | jan./abr. 2016.
MATOSO, L. M. L. A Importância da Monitoria na Formação Acadêmica do Monitor: Um Relato De Experiência. Acadêmico do curso de Enfermagem. Escola da Saúde – Universidade Potiguar-UNP, Campus Mossoró. Ano 3, n° 2, abr. / set. 2014.
MONTEIRO, A. M. D.; ARAÚJO, R. P. C.; GOMES FILHO, I. S. Diabetes Mellitus tipo 2 e doença periodontal. RGO, Porto Alegre, v. 50, n. 1, p. 50-54, jan./mar. 2002.
SANTOS, VT, ANACLETO, C. Monitorias como ferramenta auxiliar para aprendizagem da disciplina bioquímica: uma análise no Unileste-MG. Rev Ensino Bioquim; 5(1): E-E8, 2007.
SCHNEIDER, M.; BERND, G.; NURKIM, N. L. Diabetes Mellitus e suas manifestações sobre o periodonto: uma revisão bibliográfica. R. Odonto Ciênc., Porto Alegre, v. 10, n. 20, p. 89-98, dez. 1995.
SILVEIRA, E; SALES, F. A importância do Programa de Monitoria no ensino de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 7, n. 1, p. 131-149, mar./ago. 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess