Análise das ações intersetoriais no programa saúde na escola
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v10i1.7364Keywords:
Ação intersetorial. Promoção da Saúde. Saúde escolar.Abstract
A escola é um equipamento social importante para construção de uma sociedade democrática e o ambiente escolar é elemento renovador da realidade acarretando ganhos em saúde. A intersetorialidade é um dos pilares do Programa Saúde na Escola e tem o propósito de dar novos contornos ao padrão tradicionalmente fragmentado das agências públicas. O estudo teve por objetivo, conhecer as ações intersetoriais que são realizadas no Programa Saúde na Escola. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada por meio da utilização das bases de dados da BDENF, LILACS e SCIELO, incluindo estudos redigidos no idioma português, publicados entre 2008 e 2018, totalizando uma amostra composta por 7 publicações categorizadas em: Aspectos influenciadores para o funcionamento da intersetorialidade, Inserção das ações do PSE no PPP das escolas, e A percepção dos gestores municipais sobre os Processos político-gerenciais intersetoriais. Conclui-se que a intersetorialidade no contexto do PSE, apesar de ser um dos pilares de tal programa, não é desenvolvida corretamente pelos atores envolvidos, sendo muitas vezes considerada como ação midiática, realizadas pontualmente pelos setores de saúde e educação, refletindo diretamente na qualidade da assistência prestada, pois não havendo a devida interação entre os setores, consequentemente, não há a devida interação e troca de conhecimentos entre os profissionais, para a resolutividade de problemas da comunidade estudantil que afeta diretamente seus familiares e a comunidade.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno do gestor do PSE / Ministério da Saúde, Ministério da Educação. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_gestor_pse.pdf. Acesso em: 26 de março de 2019.
BRASIL. Presidência da República. Poder Executivo. Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2007.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar da Educação Básica 2015 Brasília; 2013. [site da internet]. [acessado 2019 março 02]. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2012.pdf.
CARVALHO, F. F. B.. A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 4, p. 1207-1227, 2015. 10.1590/S0103-73312015000400009.
CHIARI, A. P. G.; FERREIRA, R. C.; AKERMAN, M.; AMARAL, J. H. L.; MACHADO K. M.; SENNA, M. I. B. Rede intersetorial do Programa Saúde na Escola: sujeitos, percepções e práticas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 34, n. 5, e00104217, 2018. 10.1590/0102-311x00104217.
COSTA, G. M.; FIGUEREDO, R. C.; RIBEIRO, M. S. A importância do enfermeiro junto ao PSE nas ações de educação em saúde em uma escola municipal de Gurupi – TO. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v. 6, n. 2, Pub.6, Abril 2013. Disponível em: https://assets.itpac.br/arquivos/Revista/62/6.pdf. Acesso em: 26 de março de 2019.
COUTO, A. N.; KLEINPAUL, W. V.; BORFE, L.; VARGAS, S. C.; POHL, H. H.; COUTO, S. B. F. K. Analie Nunes et al. O ambiente escolar e as ações de promoção da saúde. Cinergis, Santa Cruz do Sul, v. 17, n. 4 (Supl.1), p. 378-383, out./dez. 2016. 10.17058/cinergis.v17i0.8150.
ERCOLE, F. F.; MELO, L. S.; ALCOFORADO, C. L. G. C. Revisão Integrativa versus Revisão Sistemática. Rev Min Enferm., v. 8, n. 1, p. 1-260, jan/mar 2014. 10.5935/1415-2762.20140001.
FARIAS, I. C. V.; ESPERIDIÃO, M. A.; MEDINA, M. G. Análise da Intersetorialidade no Programa Saúde na Escola. Rev. bras. educ. med. Rio de Janeiro, v. 40, n. 2, p. 261-267, jun 2016. 10.1590/1981-52712015v40n2e02642014.
FERREIRA, I. R. C.; VOSGERAU, D. S. R.; MOYSÉS S. J.; MOYSÉS S. T. Diplomas normativos do Programa Saúde na Escola:. Análise de Conteúdo Associada à Ferramenta ATLAS TI. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 12, p. 3385-3398, dez 2012. 10.1590/S1413-81232012001200023.
FERREIRA, I. R. C.; MOYSÉS, S. J.; FRANÇA, B. H. S.; CARVALHO, M. L.; MOYSÉS, S. T. Percepções de gestores locais sobre a intersetorialidade no Programa Saúde na Escola. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , v. 19, n. 56, p. 61-76, Mar. 2014. 10.1590/S1413-24782014000100004.
GOMES, L. C. O desafio da intersetorialidade: a experiência do Programa Saúde na Escola (PSE) em Manguinhos, no Município do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro; s.n;. x,173 p. ilus, mapas, tab, graf. maio. 2012. Disponível em <http://pesquisa.bvsalud.org/brasil/resource/pt/lil-653199>. Acesso em 10 de abril de 2017.
MACHADO, M. F. A. S.; GUBERT, F. A.; MEYER, A. P. G. F. V.; SAMPAIO, Y. P. C. C.; DIAS, M. S. A.; ALMEIDA, A. M. B. et al. Programa saúde na escola: estratégia promotora de saúde na atenção básica do Brasil. J. Hum. Growth Dev., São Paulo, v. 25, n. 3, p. 307 – 312, 2015. 10.7322/jhgd.96709
MAGALHÃES, R. Constrangimentos e oportunidades para a implementação de iniciativas intersetoriais de promoção da saúde: um estudo de caso, Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 31, n.7, Jul. 2015. 10.1590/0102-311X00165314.
SILVA, C. S.; BODSTEIN, R. C. A. Referencial teórico sobre práticas intersetoriais em Promoção da Saúde na Escola. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 6, p. 1777-1788, 2016. 10.1590/1413-81232015216.08522016.
SOUSA, M. C.; ESPERIDIÃO, M. A.; MEDINA, M. G. A intersetorialidade no Programa Saúde na Escola: avaliação do processo político-gerencial e das práticas de trabalho. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n.6, Jun 2017. 10.1590/1413-81232017226.24262016.
SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão Integrativa: o que é? Como fazer isso?. Einstein (São Paulo) , SP, v. 8, n. 1, p. 102-106, março de 2010. 10.1590/s1679-45082010rw1134.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess