Incentivo a prática esportiva e socialização a acadêmicos de medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v11i1.8419Keywords:
Estudantes de Medicina, Qualidade de Vida, Atividade Física.Abstract
Os estudantes do curso de medicina, quase sempre são orientados a viver em busca do máximo de sua capacidade intelectual para obterem excelência em sua formação, e muitas vezes esquecem que a boa qualidade de vida também é importante. Esse trabalho trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre o projeto de extensão desenvolvido junto a Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, com o intuito de promover o incentivo a prática esportiva e melhoria nas inter-relações nas diversas esferas sociais que permeiam o aluno de graduação do curso de medicina, buscando uma melhoria na qualidade de vida, maior socialização e consequente engrandecimento nas condições de ensino-aprendizagem a que são submetidos, contribuindo para sua formação profissional. Nesse projeto observou-se entre a equipe participante, uma vivência profissional e social diferenciada, que contribuiu com discussões, trocas de experiências, reflexões sobre a relevância de se conhecer os mais diversos contextos sociais que compõe a sociedade e proposições de ideias para a melhoria do cuidado na saúde e que para isso torna-se importante uma boa qualidade de vida entre os futuros profissionais médicos, sendo o esporte uma boa opção, uma vez proporciona, além de um momento de descontração, um possível desligamento psicoemocional das atividades de estudos intensos, promovendo uma maior integração e socialização entre os graduandos de medicina. A conclusão alcançada ao final desse trabalho apoia que novos instrumentos extracurriculares podem ser incluídos durante o processo de formação médica no sentido de melhorar a qualidade de vida dos estudantes.Downloads
References
ABREU, K. L.; STOLL, I.; RAMOS L., BAUMGARDT, R.; KRISTENSEN, C. Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout no exercício profissional da psicologia. Psicologia ciência e profissão, v. 22, n.2, p.22-29, 2002.
ALVES, A.N.O.; MOREIRA, S.N.T.; AZEVEDO, G.D.; ROCHA, V.M.; VILAR, M.J. A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de medicina da UFRN - Natal - RN – Brasil. Rev. bras. educ. med, v.33, n.4, p.555-5561, oct-dec, 2009.
CASTRO JUNIOR, E.F.; BARRETO, L.A.; OLIVEIRA, J.A.A.; ALMEIDA, P.C.; LEITE, J.A.D. Avaliação do nível de atividade física e fatores associados em estudantes de medicina de Fortaleza - CE. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, v. 34, n. 4, p. 955-967, out./dez. 2012.
CATALDO NETO, A.; CAVALET, D.; BRUXEL, D.M.; KRAPPES, D.S. & Silva, D.O.F. O estudante de medicina e o estresse acadêmico. Revista de Medicina da PUCRS, v.8, n.1, p.6-12, 1998.
CAVALCANTE, B.L.L.; LIMA, U.T.S.. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. J Nurs Health, v.1, n. 2, p.94-103, 2012.
CÓDIGO DE ÉTICA DO ESTUDANTE DE MEDICINA. São Paulo: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo; Comissão de Pesquisa e Educação Médica do Cremesp Gestão 2013/2018. 2015. 20p.
COLARES, M.F.A.; ANDRADE, A.S. Atividades grupais reflexivas com estudantes de Medicina. Rev. bras. educ. med. v.33 n.1, p.101-114, jan.-mar, 2009.
DALTRO, M.R.; FARIA, A.A. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 19, n. 1, p. 223-237, jan-abr, 2019.
FIGUEIREDO, E.T.; MORAIS, A.M.; COSTA A.M.D.D.; TERRA, F.S. Influência da rotina acadêmica na prática de atividade física em graduandos de Medicina. Rev. Soc. Bras. Clín. Méd, v.7, n.3, p.174-176, mai-jun 2009.
FRANK, E.; TONG, E.; LOBELO, F.; CARRERA, J.; DUPERLY, J. Physical activity levels and counseling practices of U.S. medical students. Med Sci Sports Exerc. V.40, n.3, p.413-421, 2008.
FURTADO, E.S.; FALCONE, E.M.O.; CLARK, C. Avaliação do estresse e das habilidades sociais na experiência acadêmica de estudantes de medicina de uma universidade do Rio de Janeiro. Interação em Psicologia, v.7, n.2, p. 43-51, 2003.
HUANG, T.T.; HARIS, K.J.; LEE, R.E.; NAZIR, N.; BORN, W.; KAUR, H. Assessing Overweight, Obesity, Diet, and Physical Activity in College Students. J Am Coll Health, v.52, n.2, p.83-86, Sep-Oct, 2003.
KATSURAYAMA, M.; BECKER, M.A.A.; GOMES, N.M.; SANTOS, M.C.; MAKIMOTO, F.H.; SANTANA, L.L.O. Fatores de risco e proteção em estudantes de medicina da Universidade Federal do Amazonas. Psicol. Am. Lat. n.16, jun. 2009.
KRAVCHICHIN, C. Projetos e programas sociais esportivos no Brasil: histórico, estado da arte e contribuições do programa segundo tempo. 2014. 154f. Tese (Doutorado em Educação Física) Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2014.
MAIA, D. de A.C.; VASCONCELOS, J.A.; VASCONCELOS, L.A.; FILHO, J.O.V.; Acadêmicos de medicina e a prática de atividade física. Coleção Pesquisa em Educação Física, Várzea Paulista, v. 13, n. 1, p. 15-22, 2014.
OLIVEIRA, C.S.; GORDIA, A.P.; QUADROS, T.M.B.; CAMPOS, W. Atividade física de universitários brasileiros: uma revisão da literatura, Revista de Atenção à Saúde, v. 12, n. 42, p.71-77, out-dez, 2014.
PAIXÃO, L.A.; DIAS, R.M.R.; PRADO, W.L. Estilo de vida e estado nutricional de universitários ingressantes em cursos da área de saúde do Recife/PE. Revista Brasileira de atividade física & saúde. v.15, n. 3, p.145-150, 2010.
RADDI, L.L.O.; SILVA JUNIOR, J.P.; FERRERI, G.L.M.; OLIVEIRA, L.C.; MATSUDO, V.K.R. Nível de atividade física e acúmulo de tempo sentado em estudantes de medicina. Rev Bras Med Esporte, v.20, n.2, p.101-104, mar-abr, 2014.
SANTOS, B.F. Esporte no contexto escolar. Revista Brasileira do Esporte Coletivo - v.2, n.2. P. 4-16, 2018.
SERINOLLI, M.I.; EL-MAFARJEH E. Impacto da prática de atividade física na qualidade de vida dos acadêmicos de Medicina da Universidade Nove de Julho (Uninove). ConScientiae Saúde, v.14, n.4, p.627-633, 2015.
SILVÉRIO, M.I.; SOUZA, L.S,; MURGO, C.S. Comportamento suicida no ensino superior brasileiro: uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 5, n. 1, p. 61-78, abr. 2019.
VIEIRA, T.H.; PALADINO, V.M.; GAIA, R.B.; RIBEIRO, D.A.; MARINHO, C.V.; RAIDER L. Relação entre a prática de atividade física e rendimento acadêmico em estudantes de medicina na cidade de Valença/RJ. Saber Digital, v.10, n. 1, p. 1-9, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess